Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal participa da operação internacional Trigger IX de combate ao tráfico de armas

quinta-feira, 20 de abril de 2023

Polícia Federal participa da operação internacional Trigger IX de combate ao tráfico de armas


 A Polícia Federal participou da nona edição da Operação Trigger, uma iniciativa da Secretaria Geral da Interpol em parceria com os países-membros para o combate ao tráfico internacional de armas de fogo.

A Operação Trigger IX – América Latina foi conduzida simultaneamente em todo o continente latino-americano, de 12 de março a 2 de abril de 2023, com foco no aprimoramento da cooperação policial internacional oor meio da coleta e compartilhamento de inteligência em investigações de tráfico de armas e do uso das ferramentas específicas da Interpol.

A participação do Brasil na Operação Trigger IX resultou na apreensão de 4.677 armas de fogo, 147.954 projéteis, 15.195 quilos de entorpecentes, 41.231 fiscalizações/abordagens de pessoas, 6.167 pessoas detidas por crimes diversos e 345 veículos apreendidos, números estes em fase final de totalização.

De 23 a 27 de março de 2023, um centro operacional foi instalado na cidade de Foz do Iguaçu (PR), em coordenação com a Secretaria Geral da Interpol e os Escritórios Regionais da Interpol de Buenos Aires e San Salvador.

 O Centro de Comando da Operação reuniu os coordenadores nacionais de todos os 15 países participantes com vista a apoiar a rápida troca de informações, coordenação de atividades e o uso das ferramentas da Interpol para verificação cruzada de informações no contexto da operação.

No Brasil, as atividades operacionais foram concentradas em grandes centros urbanos de todas as regiões do Brasil, cidades fronteiriças e do interior, com especial destaque para a fiscalização em rodovias, portos e aeroportos e contaram com a participação da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal, além das secretarias de Segurança Pública Estaduais, por meio das polícias civis e militares, sob coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Importante registrar o reforço das fiscalizações de rotina e a participação do Exército Brasileiro nas ações de fiscalização sob sua competência exclusiva.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.