Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal prende iraniano suspeito de promoção de migração ilegal em ação de cooperação internacional

quinta-feira, 20 de abril de 2023

Polícia Federal prende iraniano suspeito de promoção de migração ilegal em ação de cooperação internacional


 A Polícia Federal prendeu na última semana, durante a realização da Operação Jano, nacional iraniano suspeito de integrar organização criminosa internacional dedicada à prática de crimes de falsificação de passaportes, de uso de documento falso e de promoção de migração ilegal.

A investigação foi iniciada em maio de 2021, em Foz do Iguaçu (PR), a partir de notícias da Organização Internacional de Polícia Criminal – Interpol sobre a prática de falsificação de passaportes canadenses e sua utilização por migrantes iranianos para acesso ao Canadá e a países da Europa.

No fim de janeiro de 2021, quatro migrantes iranianos foram interceptados na República Dominicana, com passaportes canadenses falsos. Verificou-se que o voo deles havia partido do Brasil, com conexões em Bogotá/Colômbia e Santo Domingo/República Dominicana, e tinha como destino final o Canadá

Em diligências, identificou-se que os migrantes haviam entrado no Brasil, no fim de 2020, por São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) e, depois de algumas semanas, foram até Foz do Iguaçu (PR), onde receberam os passaportes canadenses falsos e transitaram pela região da Tríplice Fronteira.

Durante a investigação, verificou-se que a organização criminosa estaria relacionada com, ao menos, a promoção de migração ilegal de 12 nacionais iranianos. Em troca de valores entre 30 e 60 mil dólares americanos supostamente cobrados de cada migrante, era providenciada a entrada deles em território brasileiro e a entrega de passaportes canadenses falsos, com os quais os migrantes viajavam até outros países da América do Sul e Central e, de lá, ao destino final, Canadá e países da Europa, utilizando identidades falsas e burlando os controles migratórios.

A partir de apurações, verificou-se que se tratava de nacional iraniano que já haviam estado no Brasil por diversas vezes pelo menos desde o ano de 2018 utilizando passaportes falsos. Até o momento, são conhecidas uma identidade canadense e três identidades iranianas do preso, todas falsas.

O iraniano foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro (RJ), quando apresentou um de seus passaportes iranianos falsos às autoridades migratórias brasileiras, no momento do seu desembarque no Aeroporto Internacional do Galeão.

A organização criminosa internacional da qual o suspeito supostamente faz parte também é investigada por autoridades policiais do Canadá, República Dominicana e Reino Unido.

Por meio de cooperação policial internacional e com o apoio da Interpol, a investigação brasileira contou com o auxílio de autoridades policiais do Canadá e da República Dominicana.

De acordo com o diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção, da Polícia Federal, Ricardo Saadi, a prisão realizada, na última semana, é fruto de um profícuo trabalho investigativo realizado pela Polícia Federal brasileira, que se soma a outros no combate à promoção de migração ilegal e a delitos conexos.

“O enfrentamento desse fenômeno criminal torna-se mais eficiente e eficaz quando realizado em parceria com outras forças de segurança, inclusive internacionais, dada a transnacionalidade da atuação dos grupos e organizações que se dedicam àqueles delitos. Nesse contexto, a Interpol se destaca como importante interlocutora interagências e aliada na repressão criminal”, afirma o diretor.

O investigado deve responder pelos crimes de falsificação de passaportes, de uso de documento falso e de promoção de migração ilegal. Se condenado, poderá receber penas de até 16 anos de prisão.

* O nome da operação faz referência a Jano, deus romano das mudanças e transições.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.