Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Acusado de tentar matar homem a pauladas é condenado a 10 anos de prisão em Santa Inês

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Acusado de tentar matar homem a pauladas é condenado a 10 anos de prisão em Santa Inês


 O juiz Raphael Leite Guedes, titular da 4ª Vara de Santa Inês, presidiu, nessa quinta-feira (4/5), uma sessão do Tribunal do Júri no fórum da comarca. No banco dos réus, João Batista dos Santos. Ele estava sendo acusado de ter tentado contra a vida de José do Espírito Santo, fato que aconteceu em 24 de agosto de 2014. O Cconselho de Sentença decidiu pela culpabilidade do réu, e ele recebeu a pena definitiva de 10 anos de reclusão. Narrou a denúncia desse caso que o crime aconteceu nas proximidades do prédio da Receita Federal, centro de Santa Inês. Seguiu relatando que o denunciado teria atacado José a golpes de pau e, posteriormente, foi capturado pela polícia, sendo autuado em flagrante.

Em depoimento prestado às autoridades policiais, João Batista afirmou ser viciado em drogas e que teria entregue a um amigo a quantia de 100 reais, para que o mesmo fosse comprar drogas. Passado algum tempo, o amigo do denunciado não apareceu. Alegando que estava revoltado e embriagado, ele teria visto uma pessoa saindo do mato e a atacou com um pedaço de pau, fugindo do local logo em seguida. Em depoimento, a vítima relatou que estava voltando para casa e, ao sair do mato, foi atacado por João Batista. Afirmou que tentou defender-se dos golpes, mas levou uma paulada na cabeça e desmaiou, acordando somente no hospital. 

Próximos julgamentos

A unidade judicial vai realizar, no mês de maio, mais duas sessões de julgamento. No dia 16, a ré será Adriana Amorim de Souza. Ela é acusada de participação em crime de tentativa de homicídio praticado contra Fábio Mourão Lima, conhecido como Grande. Relatou a denúncia que, em 5 de abril de 2016, Loura, em comunhão com mais 5 homens, teriam combinado para tirar a vida de Fábio. Um homem, identificado como Pity, na companhia da ré, teria disparado contra Fábio, que conseguiu fugir pulando em um açude e, posteriormente, denunciado seus algozes na polícia. Em depoimento, Pity teria tentado matar a vítima, com ajuda da ré e de outros homens, por acreditar que Fábio o teria delatado na polícia do Pará.

No último Tribunal do Júri do mês, o réu será Ângelo Gabriel Galvão dos Anjos. Ele será julgado sob acusação de ter matado Francisco Gomes da Silva Neto, crime cometido em 8 de janeiro de 2022, em frente ao comércio da Nitinha, no centro de Santa Inês. Narrou o inquérito policial que a vítima estava conversando com a ex-namorada do denunciado, o que teria despertado ciúmes em Ângelo. Ato contínuo, o denunciado teria ido buscar uma arma de fogo, retorna ndo até o local em que eles estavam.

Em seguida, ele teria efetuado disparos, atingindo Francisco Gomes. Após o primeiro disparo, a vítima teria corrido para o interior da residência de uma amiga, mas teria sido seguido pelo denunciado. Ângelo teria, então, disparado mais algumas vezes contra a vítima. A polícia averiguou que o motivo do crime seria o ciúme do denunciado por presenciar a vítima conversando com sua ex-namorada, incidindo em qualificadora, no caso, motivo torpe.

(Informações do TJ-MA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.