Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal participa de operação internacional da Ameripol contra o tráfico de drogas

terça-feira, 27 de junho de 2023

Polícia Federal participa de operação internacional da Ameripol contra o tráfico de drogas


 A Polícia Federal participou, nessa segunda-feira (26/6), da Operação Antinarcóticos, um conjunto de ações simultâneas contra o tráfico de drogas internacional, realizadas em conjunto pela Ameripol e a International Security Alliance, aliança policial dos ministérios do Interior de Bahrein, Cingapura, Emirados Árabes Unidos, Eslováquia, Espanha França, Israel, Itália, Marrocos, Países Baixos e Senegal.

A Ameripol (Comunidade de Polícias das Américas) é um organismo regional de cooperação policial internacional da qual participam 36 polícias de 30 países do continente americano. Atualmente, a Secretaria Executiva da instituição é ocupada pela Polícia Federal, e sua autoridade executiva máxima é o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, que exerce o cargo de secretário-executivo da Ameripol.

Por parte da Ameripol, integram essas ações operativas as polícias de 12 países da América do Sul e Central (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Panamá, Paraguai, Peru e República Dominicana).

Trata-se de aliança inédita que busca melhor combater o tráfico de drogas internacional nos países de origem da droga na América Latina, assim como nos países de passagem e destino final na África, Europa e Oriente Médio.

Ao longo dos últimos dois meses, nos países-membros da Ameripol e da International Security Alliance, foram presas, ao todo, 597 pessoas e apreendidas 55 toneladas de drogas de diferentes espécies, o que corresponde à quantia estimada de 750 milhões de dólares em valores de drogas retiradas de circulação.

A data escolhida para a entrega dos resultados foi em razão de ser também o Dia Internacional da Luta contra o Uso Indevido e o Tráfico Ilícito de Drogas, das Nações Unidas. Em relação aos países integrantes da Ameripol, novos dados de apreensão e prisões ainda serão computados ao longo dos próximos dias.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.