Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Corpo de Dominguinhos a caminho de Recife

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Corpo de Dominguinhos a caminho de Recife

O corpo do cantor e compositor Dominguinhos deixou a Assembleia Legislativa de São Paulo, onde estava sendo velado, perto das 15h40 desta quarta-feira (24). Ele será transportado para Recife (PE), onde será velado a partir da manhã de quinta. A família planeja que o enterro seja realizado na sexta, no Cemitério da Paz, em Recife. O horário ainda não foi definido.

O cantor e compositor de 72 anos morreu nesta terça-feira no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O sanfoneiro lutava contra um câncer no pulmão e fazia sessões de quimioterapia havia seis anos. Segundo o boletim divulgado pelo hospital, as causas da morte foram "complicações infecciosas e cardíacas". O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, decretou luto de três dias no Estado em virtude da morte do artista.

Durante o velório, Dominguinhos recebeu um Grammy latino póstumo pelo disco "Iluminado". O prêmio foi concedido em 2012 mas só foi entregue nesta quarta para a viúva do músico, Guadalupe Mendonça. Ele competiu com artistas como Daniela Mercury e Gabi Amarantos na categoria "Melhor Álbum de Raízes Brasileiras".

Guadalupe agradeceu aos fãs que rezaram pelo cantor e contou, emocionada, como foi os últimos minutos de vida dele. "Ele partiu ouvindo "Casa Tudo Azul" (cantada pela filha Liv Moraes, por Guadalupe e Dominguinhos), do meu celular. Ele foi ouvindo até que o monitor cardíaco parasse. Essa música emocionava ele. Ele se controlava ao cantar. Ele foi ouvindo, abrindo os olhos, olhando pra mim. E eu disse: essa música representa nosso amor incondicional. Vá em paz. Obrigado por tudo que você me ensinou de bom".

Frank Aguiar também foi ao velório em São Paulo. "O Brasil está de luto e triste. Dominguinhos foi um dos maiores músicos, nos ensinou muito, principalmente na parte humana. Era uma pessoa muito afável e querida, rico de alma. Todos os músicos brasileiros, e ninguém dirá ao contrário, amam o Dominguinhos", afirmou.

Sula Miranda, que fez parcerias com Dominguinhos durante a carreira, afirmou que não teve coragem de ver o corpo do sanfoneiro durante o velório, mas que decidiu comparecer para prestar solidariedade à família.

O velório teve ainda momentos de emoção também quando um sanfoneiro cantou e tocou trechos de suas músicas como "Eu Só Quero um Xodó, "Lamento Sertanejo" (parceria de Dominguinhos com Gilberto Gil), "Quem me Levará Sou Eu" e "Gostoso Demais".

Com informações do UOL.