Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: janeiro 2013

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Agentes fazem greve e visita a presos é suspensa

Familiares de detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas reagiram à suspensão da visita aos presos nesta quarta-feira (30). Segundo os visitantes – na maioria, mulheres - é que a determinação, motivada pela paralisação de advertência dos agentes penitenciários - não foi avisada com antecedência e, com isso, elas tentaram derrubar o portão do chamado 'Cadeião'.

 Agentes penitenciários afirmam que paralisação vai durar 48 horas (Foto: Reprodução/TV Mirante)

As mulheres dos presos denunciam que a situação durante as visitas é humilhante. “Tudo bem que eles são presos, são errados, mas já estão pagando por isso. Tem gente que dorme aqui pra poder entrar e ainda é humilhado. Uma vez eu vi uma senhora de idade sendo humilhada por pelos agentes. E no dia de chuva é que é pior; a gente fica do lado de fora pegando chuva esperando a boa vontade deles autorizarem a entrada da gente”, denunciou a dona de casa, Taliane Silva.

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, César Bombeiro, diz que a categoria protesta 'legalmente' por melhores condições de trabalho. “A paralisação é nacional e justa. Estamos reivindicando concurso público para mais de 1.000 vagas e o governo só oferece 41, além da questão do porte de arma. Temos o porte de arma estadual e queremos a nacional. Isso é questão de segurança”, enfatizou o presidente.

Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão, informou que adotou providências para garantir a segurança nos presídios durante a paralisação dos agentes penitenciários. Entre as medidas, solicitou o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar, do Batalhão de Choque, do 6º batalhão e do Grupo Tático Aéreo (GTA).

A Sejap esclarece que a paralisação dos agentes penitenciários do Maranhão é uma adesão ao protesto por 24 horas ao veto da presidenta Dilma Rousseff ao projeto de lei que concede porte de arma aos agentes. O movimento é nacional e coordenado pela Federação Sindical Nacional dos Servidores Penitenciários (Fenasbem).

Ministério Público impetra Mandado de Segurança contra suspensão de depoimentos do caso Décio Sá


O Ministério Público do Maranhão ingressou, na manhã desta quarta-feira, 30, com um Mandado de Segurança em matéria penal com pedido de Liminar contra a decisão do desembargador Raimundo Nonato de Souza que suspendeu a instrução processual da ação que trata do assassinato do jornalista Décio Sá. O documento é assinado pela procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, e foi distribuído ao desembargador Lourival Serejo, relator pelo Pleno do Tribunal de Justiça.

Na última segunda-feira, 28, teve início a oitiva das testemunhas de acusação do caso, na presença do juiz Márcio Brandão Castro e do promotor Luís Carlos Correa Duarte. Logo no início da sessão, o juiz negou os pedidos de suspensão dos trabalhos, considerando que todos os advogados tiveram acesso às mídias do processo apresentadas pela Polícia Civil em 22 de janeiro.

O advogado Aldenor Cunha Rebouças Júnior, representante do acusado Ronaldo Henrique Santos Ribeiro, que estava ausente, no entanto, abandonou a audiência por considerar que o desembargador Raimundo Nonato de Souza teria se omitido em apreciar um pedido de Liminar em requerimento de habeas corpus feito por ele. O juiz aplicou multa ao advogado, nomeando um defensor público como advogado dativo de Ronaldo Ribeiro para aquele ato.

Ainda na mesma manhã, por volta das 11h40, Ronaldo Ribeiro se apresentou à audiência, comunicando sua impossibilidade de permanência, baseado em um atestado médico, o que foi indeferido pelo juiz. Mesmo assim, o acusado se retirou do local.

Após os depoimentos de três testemunhas, o advogado Aldenor Cunha Rebouças Júnior retornou ao Fórum, por volta de 12h40, trazendo a Liminar proferida pelo desembargador Raimundo Nonato de Souza, que determinou a interrupção da instrução processual. Após ser comunicado oficialmente da decisão e com a concordância do Ministério Público, o juiz deu cumprimento à ordem, suspendendo qualquer ato até o julgamento do habeas corpus solicitado.

Mandado de segurança

No mandado de segurança, o Ministério Público afirma que está demonstrado, de maneira incontestável, que a defesa teve acesso amplo, irrestrito e prévio a todo o conteúdo dos autos. Uma certidão anexa ao processo mostra que a defesa de Ronaldo Henrique Santos Ribeiro passou a ter acesso aos autos do processo em 4 de setembro de 2012.

O argumento de falta de acesso às informações da quebra de sigilo telefônico também não procede, de acordo com o Ministério Público. Em 9 de janeiro de 2013, a juíza da 1ª Vara  do Júri intimou os advogados dos envolvidos a tomarem ciência do teor das interceptações realizadas.

Além disso, em 23 de janeiro, o advogado Aldenor Cunha Rebouças Júnior esteve pessoalmente na secretaria da 1ª Vara, tendo se negado a receber as cópias das mídias existentes nos autos da ação penal, mas levou consigo cópia digitalizada do processo, fornecida pela própria secretaria judicial, bem como cópia impressa do despacho relativo ao teor das interceptações telefônicas.

“Mencionada certidão, dotada de fé pública, demonstra ao mesmo tempo duas coisas: a primeira é que jamais foi negado ao advogado acesso a qualquer prova, sendo que o mesmo foi que se recusou a receber cópias das mídias acostadas; e depois, que lhe foi entregue cópia integral digitalizada dos autos, o que infirma completamente as suas alegações deduzidas no mencionado ‘habeas corpus’, de que não teria tido acesso às provas”, ressalta, no mandado de segurança, a procuradora-geral de justiça.

O Ministério Público lembra, ainda, que a audiência foi designada com bastante antecedência, sendo de conhecimento dos envolvidos e de toda a sociedade, tendo sido montado um grande aparato de segurança para a sua realização. A decisão do desembargador teria resultado em desperdício de dinheiro público com a estrutura montada e a transferência dos acusados para o local da audiência, inclusive do acusado de ser o executor do crime, que está preso em outro estado.

Na visão do Ministério Público, ficou clara a adoção de manobras premeditadas e sincronizadas com o objetivo de atrasar o andamento do processo. Dessa forma, o mandado de segurança pede que seja concedida decisão liminar que torne sem efeito a decisão do desembargador Raimundo Nonato de Souza, permitindo a retomada da ação penal.

Ator José de Abreu se filia ao PT e diz que será candidato em 2014

Foto: Divulgação
Depois de interpretar Nilo e assumir
relações homossexuais, também planeja
entrar na política
Depois de se assumir bissexual no começo deste ano, o ator José de Abreu revelou mais um traço de sua personalidade. Ele pretende se filiar ao PT e ser, digamos, um militante de carteirinha. O global, que interpretou recentemente o Nilo, da novela Avenida Brasil, teve um encontro com o ex-presidente Lula, na última semana, e decidiu se candidatar ao cargo de deputado federal pelo Rio de Janeiro na eleição de 2014. A ideia é dar mais força a candidatura do senador Lindbergh Farias no estado. A informação é do portal Brasil247.

O novo militante do PT já tem suas primeiras tarefas desenhadas. Ele utilizará seu dom de interpretação e carisma nos programas do partido no Rio de Janeiro. A ideia é transformá-lo numa espécie de âncora, apresentando todos os aspectos positivos da legenda em programas eleitorais. Outro desafio de Abreu é participar de uma caravana no interior do estado. O partido pretende visitar todos os municípios do Rio para quebrar a hegemonia do PMDB em terras fluminenses.

"Chegou a hora de uma ação política direta. Nos últimos anos, o PT se distraiu em relação aos artistas e intelectuais", afirma. "É preciso reconstruir essa ponte". Ele recorda que, em 1989, praticamente todos os artistas da Globo aderiram ao "Lula-lá". Atualmente, este público teria se afastado do partido por conta de escândalos como o mensalão - esquema de compra de votos na base do governo no Congresso durante o primeiro governo do ex-presidente Lula.

Com mais de 72 mil seguidores no Twitter, o ator José de Abreu é um dos mais atuantes nas redes sociais. 

Reconstituição aponta falhas da boate Kiss


Uma reconstituição conduzida pela Polícia Civil na tarde desta quarta-feira, no prédio onde ocorreu o incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS), confirmou, para os investigadores, o local do início do fogo e as falhas do sistema de prevenção da casa noturna. Com cinco testemunhas – entre eles um DJ, um caixa e um barman que estavam na boate no momento da tragédia –, o trabalho serviu para detalhar para a polícia aspectos já relatados em depoimentos. Os principais deles, o ponto exato onde o fogo foi visto pela primeira vez, sobre o vocalista da banda Gurizada Fandangueira, e a falha no extintor usado para tentar apagar as chamas.

Polícia faz reconstituição de incêndio em boate com testemunhas. Bruna Claussen, uma das caixas da boate Kiss
Momentos da reconstituição


Cresceram, portanto, as suspeitas de que o cantor Marcelo dos Santos tenha levantado o artefato que ateou fogo à camada de isolamento acústico da boate, composta de poliuretano, um material altamente inflamável e que produz a fumaça tóxica que asfixiou os frequentadores da boate.

De acordo com o delegado Sandro Mendes, responsável pela reconstituição, há a possibilidade de requerer uma extensão de 30 dias para as prisões dos dois donos da boate Kiss e dos dois músicos atualmente detidos. Sobre as declarações do advogado de Elissandro Spohr, o Kiko, que nesta manhã afirmou que a boate operava legalmente, o delegado preferiu não se pronunciar. Contradizendo o advogado Jader Marques, funcionários disseram que nunca receberam treinamento algum para prevenção e controle de incêndio.Segundo o delegado Marcelo Arigony, responsável pelo inquérito, a reconstituição foi feita para registrar as condições do local, que será lacrado a partir de amanhã para que se preserve a cena do crime. O laudo com as causas do incêndio deve ficar pronto em duas semanas.

Arigony espera cumprir o prazo de 30 dias para a entrega do inquérito. Segundo ele, a documentação apresentada já passa de mil páginas. Hoje foram ouvidas mais 14 pessoas. De acordo com a polícia, praticamente não há contradições entre os relatos das testemunhas. "As nossas investigações estão corroborando aquilo que nós já pensávamos", disse, sem adiantar conclusões.

Saída – Uma das testemunhas, no entanto, afirmou ter conseguido sair da boate sem dificuldade. Frequentadora da casa, a testemunha disse que, ao ver o que estava acontecendo, dirigiu-se calmamente até a saída com a comanda vazia e foi liberado. Como não se enxergava nada, quem saiu com mais facilidade era quem conhecia a boate. Outros acabaram no banheiro, onde havia uma luz verde que pode ter sido confundida com a saída.

Patrícia Pillar está namorando cantor de rap, diz revista

Patrícia Pillar, 49, tem um novo amor após terminar o relacionamento de 12 anos com o ex-ministro Ciro Gomes, 55.

De acordo com o site da revista "Época", a atriz está namorando o rapper paulistano Criolo, 37. A publicação afirma que os dois se conheceram em março de 2012, durante um show dele no Rio.

Depois de Ciro Gomes, o cantor de rap "Crioulo"

Após a apresentação, ela teria ido ao camarim para tietar o artista. "Desde então, as pessoas só tinham especulações quanto ao novo casal, mas agora o negócio ficou mais sério", diz o texto do colunista Bruno Astuto.

Tanto a assessoria da atriz quanto a do cantor negam que os dois estejam namorando.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Grilagem de terra: Deputado Cutrim e Alberto Franco são denunciados pelo Ministério Público

Depois das investigações da Polícia Civil do Maranhão, por meio da comissão de delegados que apurou  a grilagem de terras na comunidade da Pindoba, município de Paço do Lumiar, região metropolitana de São Luís, o Ministério Público Estadual denunciou  oito pessoas. Entre elas, o deputado estadual Raimundo Cutrim e o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico,  Alberto Franco, que é  ex-deputado estadual.

Cutrim e Alberto Franco: denunciados pelo Ministério Público

Franco e Cutrim, foram denunciados por Bando ou Quadrilha, Falsidade Ideológica e Uso de Documento Falso. A denúncia foi feita pela Procuradora-Geral de Justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha. As investigações da Polícia Civil, revelaram a ocupação ilegal de parte das terras da família Melo que tem como herdeira principal Sinésia Isidoria de Melo, aposentada que adotou uma luta quase que permanente pela reintegração de posse na justiça.

Além de Raimundo Cutrim e Aberto Franco, a Procuradora-Geral de Justiça, ofereceu denúncia contra  Sebastião Cardoso Filho, que atuava como Procurador dos herdeiros, Sebastião Justino da Silva Neto, Delegado da Polícia Civil Aposentado, Pedro Chagas da Silva, fiscal de meio ambiente, Alcides Nunes da Silva, Investigador da Polícia Civil do Maranhão, Vitório Pereira da Silva - "Tenente Silva", PM Aposentado e Cinézio de Jesus Martins das Dores, que trabalhava no Cartório de São José de Ribamar.

A denúncia foi encaminhada ao Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Antonio Guerreiro Junior. A relatoria deste processo será feita pelo desembargador José Luis. O processo deve seguir para o Pleno do TJMA. O Ministério Público Estadual  fez a denúncia no dia 21 de janeiro de 2013. O titular deste blog no ano passado esteve na Comunidade da Pindoba e ouviu por  meio de entrevista o apelo da aposentada Sinésia Isidória de Melo (relembre aqui)

Ela fez várias acusações contra o deputado estadual Raimundo Cutrim e o delegado aposentado Sebastião  Justino. Apesar dos indiciamentos pela polícia e a confirmação da denúncia pela Procuradora-Geral de Justiça do Maranhão, até agora não foi concedida a reintegração de posse. 

A advogada dos herdeiros aguarda esta decisão que deve ser tomada nos próximos dias pela comarca de Paço do Lumiar. Aguardamos o pronunciamento dos denunciados. Estamos à disposição de todas as pessoas citadas no marciallima@mirante.com.br.

Confira a documentação na íntegra:





Petrobrás reajusta gasolina em 6,6% e diesel em 5,4% nas refinarias


A Petrobrás anunciou nesta terça-feira um reajuste de 6,6% para a gasolina e de 5,4% para o diesel nos preços de venda nas refinarias. Os novos valores entram em vigor a 0h desta quarta-feira, 30 de janeiro. Analistas calculam que a alta da gasolina na bomba deverá ficar entre 4% e 5,3%.

O economista e sócio da Tendências Consultoria, Juan Jensen, projeta que nos postos o reajuste será de 4,2%. Como o peso da gasolina dentro do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é de 3,89%, isso deve provocar um impacto total na inflação de 0,16 ponto porcentual.

Já o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires, avalia que o reajuste impactará 0,13 ponto no IPCA e levará a uma alta de cerca de 4% na bomba. O economista Fábio Romão, da LCA Consultores, por sua vez, calcula um reajuste para o consumidor de 5,3%.

Os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS.

Segundo nota da Petrobrás, esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo.

Quando o plano de negócios da estatal para o período de 2012 a 2016 foi fechado, no ano passado, a presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster, afirmou que o preço da gasolina estava com uma defasagem de 15%. Parte disso foi recomposta ainda em 2012, com o reajuste de 7,8% dado às refinarias. Esse reajuste não chegou ao consumidor: o governo zerou o principal tributo cobrado do setor, a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). Agora sem a Cide, a elevação vai chegar aos postos.


Já o diesel recebeu dois reajustes desde então. Um de 3,94%, em 25 de junho e outro de 6%, em 16 de julho. Apesar de o porcentual de reajuste da gasolina ser pouco abaixo do previsto no Plano de Negócios, o aumento concedido no diesel poderá compensar o resultado. O diesel é o combustível com maior impacto no balanço da companhia.

Os reajustes eram altamente desejados pela Petrobrás, que condiciona a pesada carga de investimentos previstos no plano de negócios da companhia (US$ 236 bilhões entre 2012 e 2016) a um preço mais alto do combustível vendido no País. Em 2013, a estatal deve investir entre R$ 85 bilhões e R$ 90 bilhões.

Preocupada com a demora no reajuste, reclamado diversas vezes pela presidente Maria das Graças Foster, a diretoria da Petrobrás pediu ao Conselho de Administração, presidido pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, um aumento rápido, ainda para este mês, para não ter que cortar projetos.

O reajuste, contudo, não acaba com a defasagem de preços dos combustíveis vendidos pelas refinarias em relação ao mercado internacional, mas garante a continuidade de projetos e investimentos. Além de aliviar o caixa da companhia, que registra prejuízo de cerca de US$ 1 bilhão ao mês com a diferença entre os preços de importação de diesel e gasolina e os praticados no mercado doméstico.

Em reportagem da segunda-feira, 28, o diário britânico Financial Times destacava que a Petrobrás perdeu o posto de maior empresa da América Latina. Nos últimos 12 meses, as ações ON da estatal já caíram 26,5%, fazendo o seu valor de mercado ficar abaixo da colombiana Ecopetrol, a atual líder.

Ao mesmo tempo, diz o texto, "apesar do entusiasmo com as enormes descobertas de petróleo na costa do Brasil, as ações da Petrobrás perderam 45% do valor ao longo dos últimos três anos". Segundo o FT, o papel foi "atingido por resultados financeiros decepcionantes e preocupações sobre o enorme investimento necessário para desenvolver esses campos". A reportagem não cita eventual pressão política sobre a estratégia da empresa.

Suzano recebe máquinas para nova unidade no Maranhão

Extração na Suzano
Extração de eucalipto na Suzano:
equipamentos devem fazer a primeira colheita em fevereiro

A Suzano Papel e Celulose, segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo, recebeu 11 equipamentos para colheita da madeira que abastecerá a unidade em construção em Imperatriz (MA), segundo nota enviada à imprensa nesta terça-feira.O investimento nesses equipamentos, que devem fazer a primeira colheita em fevereiro, foi de cerca de 44 milhões de reais.

As máquinas recebidas fazem parte de uma encomenda de 44 equipamentos da marca canadense Tigercat que chegarão em lotes até julho, segundo contrato firmado entre a Suzano e a Tracbel.

A fábrica no Maranhão deve começar a produzir celulose no quarto trimestre deste ano.

"A primeira etapa do contrato prevê que os equipamentos processem 300 mil metros cúbicos de madeira por mês em 2013, volume equivalente a 60 por cento da colheita. Em 2014, esse número aumenta para 500 mil metros cúbicos de madeira processada, o suficiente para a Suzano atender a nova unidade, que tem capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas por ano", informou a empresa, em nota.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Juiz explica suspensão dos depoimentos dos acusados no Caso Décio

O juiz da 1ª Vara do Tribunal do Júri, Márcio Brandão, explica sobre o motivo de terem sido suspensos os depoimentos dos acusados de envolvimento no assassinato do jornalista Décio Sá. Confira a entrevista.

Casas de eventos passarão por nova vistoria, diz Secretário de Segurança

O comando do Corpo de Bombeiros do Estado (CBMMA) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) devem definir, nesta terça-feira (29), o cronograma de atividades para que boates e demais casas de eventos no Estado passem por vistorias. Segundo o secretário Aluísio Mendes, a medida tem a finalidade de verificar as condições de regularidade, funcionamento e segurança dos estabelecimentos.

A determinação acontece um dia após a tragédia ocorrida em uma boate de Santa Maria (RS), quando 231 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em um incêndio. “Todos estes estabelecimentos na região metropolitana e no interior passarão por essa vistoria, para que se evite algum incidente. O Corpo de Bombeiros já possui um levantamento e acredito que nesta terça-feira nós possamos definir esse cronograma”, disse Mendes.

De acordo com o secretário, todos os estabelecidos do gênero já passaram por uma vistoria recentemente e em algumas foram detectados problemas. A nova vistoria seria justamente para saber se estes foram sanados. “Nós queremos saber se essas pendências foram resolvidas. E se não foram, tomar as medidas necessárias”, explicou.

Mantida ação contra dono de posto acusado de cartel


Os desembargadores da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão negaram pedido de habeas corpus e determinaram o prosseguimento de ação penal contra o proprietário de dois postos de combustível de São Luís, acusado pelo Ministério Público Estadual de ter planejado e conspirado a cartelização do preço de revenda do combustível na capital.

Ao todo, oito empresários do ramo de combustíveis – associados ao Sindicato de Revendedores de Combustíveis do Maranhão – e um jornalista de São Luís foram denunciados pelo MP. Um dos denunciados pediu o trancamento da ação, reclamando da falta de provas da materialidade do crime, e alegando não possuir potencial econômico e participação no mercado suficiente para eliminar a concorrência.

Os nove empresários foram acusados pelo Ministério Público de terem praticado crime contra a ordem econômica pela combinação de preços na revenda de combustíveis no primeiro semestre de 2011, quando houve um aumento geral e repentino nos produtos.

MP utilizou depoimentos de testemunhas, planilhas de preços em áreas geográficas da cidade, escutas judiciais e dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), que teriam demonstrado que a prática do cartel contaria com o suporte do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis, que teria disponibilizado seus empregados para monitorar os preços praticados na cidade.

O relator do pedido de suspensão da ação penal, desembargador Joaquim Figueiredo, não admitiu os argumentos em que o acusado argumentava a sua não prática dos atos, por se tratar de matéria privativa da instrução criminal.

Quanto à justa causa para prosseguimento da ação penal contra o empresário, o desembargador considerou efetivamente preenchidos os requisitos, frisando que a denúncia expôs o fato criminoso, as circunstâncias, qualificando os acusados e classificando o crime.

Joaquim Figueiredo destacou que não caberia antecipar-se à instrução criminal, afirmando verdadeiros ou falaciosos os termos da acusação, por estarem ainda pendentes de análise.

“O que importa em casos como este é que a prova produzida na fase inquisitorial seja, afinal, confirmada por outros elementos, durante a fase judicial, com observância do contraditório e ampla defesa”, afirmou o magistrado.

Homem é atropelado por caminhão na BR-135 e morre no local


Na tarde desta segunda-feira (28), um homem identificado como Welington Santana Abtibol,de 37 anos, foi atropelado na BR-135, Km 7, próximo ao terminal de integração do Maracanã. 

De acordo com testemunhas, Welington, tentou atravessar em frente a um caminhão-baú, de cor azul. O motorista que fugiu do local, sem prestar socorro, ainda segundo testemunhas, tentou desviar da vítima, porém a parte traseira do veículo o atingiu, ocasionando um corte na face.

Após o acidente, Welington ainda passou alguns minutos à espera de socorro, mas morreu antes da chegada da ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 

Em um terreno baldio, ao lado oposto de onde aconteceu o acidente, foram encontrados os pertences da vítima, como carteira de identidade, e alguns cartões, todos quebrados, além de uma quantia em dinheiro de R$200. No local também foi encontrado as suas sandálias, o titulo de eleitor do município de Vargem Grande, e um comprovante do saque do dinheiro, feito na manha desta segunda-feira (28) por volta das 9h.


*do Imparcial

Castelo, o retorno

O repórter Eduardo Ericeira, da TV Difusora conseguiu falar com ex-prefeito João Castelo no momento do seu desembarque no aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado.

As imagens cabem inúmeros comentários, pela extrema rispidez de Castelo. Assistam, e tirem suas próprias conclusões. Confira:

    

Mais 16 estados têm recursos para Saúde da Família



O Ministério da Saúde está habilitando mais 340 Equipes de Saúde da Família (ESF) e 2.802 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de 16 estados – Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

A portaria que credencia os estados e municípios a receber os recursos foi publicada nesta segunda-feira (28) no Diário Oficial da União (DOU). Ao todo, 33 municípios estão sendo contemplados.


O trabalho das equipes está inserido na nova Política Nacional de Atenção Básica – Saúde Mais Perto de Você -, lançada em 2011 com objetivo de incentivar a melhoria da qualidade do atendimento na Atenção Básica, combater o desperdício e monitorar as ações já existentes.

As equipes são multidisciplinares, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem e até 12 agentes que atuam junto às comunidades, desenvolvendo ações de promoção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico e tratamento, recuperação, reabilitação de doenças. Os valores repassados aos municípios fazem parte do Piso da Atenção Básica Variável (PABV), que prevê incentivo que varia de R$ 85,5 mil a R$ 128,3 mil por ESF, e R$ 10 mil por ACS, ao ano.

O programa Saúde na Família atualmente beneficia 192,3 milhões de pessoas em 5.297 municípios brasileiros. Isto equivale a uma cobertura de 96,7% da população. Os investimentos financeiros nas Equipes de Saúde da Família (ESF) cresceram substancialmente passando de R$ 1,6 bilhão em 2003 para R$ 8,3 bilhões em 2012. A estratégia amplia e aprimora a assistência à saúde dos brasileiros por meio de 257.265 (2012) Agentes Comunitários de Saúde que atuam nas 33.404 Equipes de Saúde da Família.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Caso Décio: habeas corpus provoca adiamento das oitivas de testemunhas

Um habeas corpus concedido pelo desembargador Raimundo Nonato de Souza, do Tribunal de Justiça do Maranhão, provocou o adiamento, por tempo indeterminado, das oitivas das testemunhas do Caso Décio.

A medida foi concedida após pedido dos advogados de Ronaldo Ribeiro. Eles alegam não ter tido acesso ao processo para embasar a defesa.

Com isso, os depoimentos – que começaram hoje e se estenderiam até o dia 31 de janeiro – estão suspensos até que a 2ª Câmara Criminal, da qual o magistrado faz parte, se reúna e decida sobre o mérito do habeas corpus.

Até a suspensão das oitivas, já haviam prestado depoimento três testemunhas. Todas elas entraram com balaclavas cobrindo o rosto, já que vários dos acusados exigiram e a Justiça permitiu que eles acompanhassem os depoimentos.

Dos indiciados que estão em São Luís, apenas Júnior Bolinha preferiu não comparecer ao fórum do Calhau. Ele alegou problemas de saúde.


*do blog do Gilberto Léda

Caso Décio Sá: depoimentos de testemunhas começam hoje

Os relatos das testemunhas do Caso Décio Sá começam a ser ouvidos hoje (28). Nesta sexta (25), foi realizada vistoria para garantir a segurança durante os 56 depoimentos das testemunhas no caso.

Durante as audiências no Fórum Desembagador José Sarney, 15 testemunhas de acusação arroladas pelo Ministério Público serão ouvidas por dia, de segunda a quinta (31).

Entre elas estão o pistoleiro Jonathan Sousa, que cobrou R$ 100 mil para matar o jornalista; o empresário e agiota Glaucio Alencar e o pai dele, José de Alencar Miranda, que teriam financiado o crime; Raimundo Charles Sales Júnior, o Júnior Bolinha, acusado de agenciar o matador; e o policial militar Fábio Aurélio Saraiva Silva. Todos aguardam julgamento na cadeia.

Maranhão teve mais de 6 mil casos de AIDS em 28 anos

Foram notificados ao Programa Estadual de DTS/Aids do Maranhão (Sinan), 6.505 casos de aids de 1985 até setembro de 2012, sendo 2.328 (36%) mulheres e 4.177 (64%) homens. Em ambos os sexos, 75,6% dos casos ocorreu em indivíduos na faixa etária de 25 aos 49 anos. A faixa etária de 13 a 19 anos apresenta 10,8% do total de casos.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) apontam que, dos 217 municípios do estado, 182 apresentaram pelo menos um caso notificado no ano passado. São Luís, Imperatriz, Açailândia, Caxias, Bacabal, Codó, Itapecuru Mirim, Santa Inês, Rosário e Barra do Corda são os que mais têm registros, concentrando 91,1% do total.

Pesquisas demonstram que as relações casuais na população de 15 a 49 anos têm apresentado aumento e que 25,3% da população tiveram mais de 10 parceiros no último ano. Em 2012, 14,6% dos jovens tiveram mais de cinco parceiros eventuais. No mesmo período, o índice foi proporcionalmente a metade (7,2%) entre a população de 24 a 49 anos de idade.

Do total de pessoas sexualmente ativas no país (78 milhões), 85,5% tiveram relações sexuais nos últimos 12 meses. Apesar do elevado conhecimento da população sobre o uso do preservativo como sendo o método mais eficaz para a prevenção ao HIV e outras DST, os dados apontam que depois da primeira relação sexual, o uso da camisinha cai.

Quanto às categorias de exposição em indivíduos com 13 anos ou mais, a transmissão sexual responde por 90,3% das notificações em ambos os sexos. No sexo masculino, na categoria de exposição sexual, a heterossexual é responsável pela maior transmissão, que é de 53.2%. No sexo feminino a maioria dos casos também ocorreu por transmissão heterossexual (94,4%). Na categoria de exposição em menores de 13 anos, em 2011, 100% dos casos ocorreram por transmissão vertical.

De 1985 a 2011 foram declarados pelo Sinan Estadual 2.300 mortes por AIDS no Estado. Em 2012, 3.600 pessoas realizam tratamento com antirretrovirais e 2.600 estão em acompanhamento.

Fantástico: Quadrilha vendia por cerca de R$ 90 mil vagas em faculdades de medicina

Uma quadrilha agia em seis estados brasileiros, vendendo vagas de Medicina, a carreira mais concorrida do país. Não precisava nem estudar: era na base do pagou, passou. A reportagem é de Giuliana Girardi e Walter Nunes.

A oferta era clara.

Homem: Tudo primeiro lugar é nosso. A gente arrebenta tudo que é prova.

De um esquema ilegal.

Mulher: As faculdades que a gente coloca é porque a gente sabe que o aluno não vai ser pego.

E quem topava pagava caro.

“A vaga numa faculdade de medicina custava entre R$ 60 mil e R$ 90 mil”, afirma o delegado da Polícia Federal Alexandre Braga,

“Você vê uma pessoa que não merece passando na sua frente, é horrível isso”, diz um estudante de medicina.

O jovem não quis mostrar o rosto por medo: foi convidado a participar de um esquema fraudulento, mas diz que recusou. No ano passado, ele prestou vestibular em seis faculdades em busca de um sonho: estudar medicina, a carreira mais concorrida do país.

Para quem se prepara a sério para as provas, a concorrência dos fraudadores é desleal.

“Você vai prestar um vestibular que é 50 candidatos por vaga, na verdade é 100 candidatos por vaga. Porque metade das vagas são vendidas”, conta o estudante. “É comum. Todo mundo sabe. O ponto eletrônico é o que mais oferece.”




Aparelhos eletrônicos escondidos, estudantes despreparados e dezenas de milhares de reais comprando o que não deveria estar à venda. Vale tudo para entrar em algumas faculdades de Medicina no Brasil.

Uma dessas quadrilhas, descoberta no interior de São Paulo, vendia vagas em seis estados: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Piauí, Maranhão, Goiás e Rio de Janeiro. Por telefone, eles negociavam com pais e candidatos.

Mulher: A gente faz isso há 15 anos já.

O Fantástico mostra essas conversas com exclusividade. Em um telefonema, uma mulher apresenta o golpe para um pai..

Mulher: O senhor tem uma filha, né?

Pai: Exatamente.

Mulher: Isso. Ela quer medicina, né?

Pai: Medicina.

Mulher: Eu tenho Fernandópolis.

Pai: Fernandópolis?

Mulher: Interessa?

Pai: Interessa.

Mulher: A gente pode colocar ela ou em Fernandópolis ou em Taubaté.

A vendedora faz propaganda.

Mulher: É uma coisa impressionante. Não tem como não entrar. Vai fazer a prova tranquilamente. Vai dar pra passar o gabarito completo e não tem risco para o aluno.

Agora é que vem a conta.

Pai: E valor?

Mulher: Então, o valor está 60 mil.

Fechado o acordo, os candidatos recebiam treinamento. Mas não era para as matérias que caem no vestibular. Era para a fraude.

Homem: Eu vou dar para o menino um ponto de escuta. Ele é maior um pouco que a cabeça de um cotonete, ele é de silicone, ele é transparente. Vai ensinar tudo como se usa, como não se usa.

A polícia apreendeu com o grupo pontos eletrônicos. Quem usava tinha que esconder todos os fios e o receptor de sinal. Colocar tudo embaixo da blusa, da camisa, para nada aparecer. Aí o candidato colocava o ponto eletrônico, ficava bem escondido também, para receber todas as instruções.

Quando a fiscalização apertava, o ponto não era usado. As respostas chegavam por mensagens de celular, lidas no banheiro em aparelhos escondidos. As informações corretas eram encaminhadas por estudantes de medicina que faziam parte da quadrilha. Eles receberam um apelido no grupo: pilotos. Cabia a eles resolver as provas.

Mulher: São 10 gênios fazendo as provas lá dentro. Geralmente, eles gabaritam tudo.

“São pessoas às vezes com o QI acima da média. Especializadas em determinadas matérias e fazem a prova muito rapidamente e transmitem os gabaritos”, explica o delegado da Polícia Federal Alexandre Braga.

É o que mostra outro trecho, gravado após uma prova da Uniceuma, no Maranhão, em novembro de 2011.

Estudante: Fala.

Homem: Anote bem aí. A partir da 16.

Estudante: Manda.

Homem: 16, letra B. Bola.

Estudante: Bola.

Homem: 19, C.

Na quadrilha, cada um tinha uma tarefa. Alguns negociavam com os pais e os candidatos. Eram chamados de corretores. E outros tinham a missão de treinar os alunos. Os treinadores explicavam o passo a passo do golpe. Ensinavam os estudantes a usar o ponto eletrônico e os códigos do celular. Essa conversa foi gravada antes do vestibular da Uniara, em Araraquara, no interior de São Paulo, em 2011.

Mulher: Tá pronta?

Estudante: Tô. Quer fazer o teste?

Mulher: Estamos fazendo agora. Tá montada já?

Estudante: Tô montada.

Mulher: Então, você troca a bateria do pontinho. Se não chegar pelo ponto, vai chegar pela mensagem.

Em um vídeo, um dos treinadores sai de um hotel em São Paulo depois de dar as instruções.

No dia da prova, cada piloto resolvia as questões de apenas uma matéria, para garantir o maior número de acertos possível. Eles saíam rapidamente da sala. Em seguida passavam os gabaritos por telefone para uma central em Goiânia.

Imagens mostram três pilotos reunidos depois de uma prova na Faculdade Anhembi Morumbi, em São Paulo, em dezembro de 2011.

As respostas eram mandadas para uma quarta categoria de fraudadores: os assistentes. E eram eles que repassavam tudo para os vestibulandos envolvidos.

Para a polícia, o coordenador do grupo é Luciano Cançado, médico, clínico geral, de 39 anos. Luciano tinha alugado uma casa em um bairro de classe média de Goiânia, onde morava e também se reunia com os integrantes da quadrilha, segundo a polícia. Eles definiam os detalhes do esquema de fraude. Procuramos o doutor Luciano em dois endereços que aparecem nos relatórios da polícia. Ninguém nos atendeu.

Luciano Cançado trabalha como médico no Hospital Municipal de Jaraguá, cidade que fica a mais de 100 quilômetros de Goiânia.

Giuliana Girardi, repórter do Fantástico: Doutor Luciano Cançado está dando plantão hoje aqui? Ele já foi embora?

Funcionário: Não sei se ele está descansando.

Em seguida, a direção do hospital confirmou que ele já tinha ido embora. Ligamos para Luciano.

Giuliana: Segundo a Polícia Federal de Araraquara, você era o chefe. Você nega isso?

Luciano: Eu nego, Giuliana, eu nego. Eu vou mandar o meu advogado te ligar.

De acordo com o diretor do hospital, no dia seguinte à conversa, Luciano Cançado pediu demissão. 

O advogado dele, Sérgio Miranda de O. Rodrigues, falou ao Fantástico. “A defesa vai aguardar a conclusão do inquérito para se apontar quais são os fatos especificamente apontados ao meu cliente para que então possa se posicionar. Não há participação, não há comprovação de venda do meu cliente em vagas de medicina”, disse ele.




A polícia diz que tem provas suficientes. Extratos bancários com depósitos na conta de Luciano e confissões de integrantes da quadrilha.

“Nós tínhamos o mentor, a pessoa que desenhou, arquitetou esse esquema, sediada em Goiânia. Um médico em Goiânia”, diz o delegado.

Além de Luciano, a polícia prendeu os corretores, os assistentes, os pilotos e os treinadores. Ao todo, 15 envolvidos.

Eles estão sendo investigados desde 2011. O Dr. Luciano já foi detido duas vezes. No fim do ano passado ele foi preso em outra operação de venda de vaga em vestibular.




Luciano e o seu grupo estão em liberdade. Eles já foram indiciados e devem responder por três crimes.




“Pelo estelionato, pela divulgação de segredo, de sigilo de concursos públicos ou vestibulares e a formação de quadrilha”, detalha o delegado Alexandre Braga.




Em Goiânia, procuramos quatro indiciados por pertencer à quadrilha: o casal Marcos José Nunes de Souza e Ana Cândida Lima Souza, Filipe Marquez Belo e Melina de Souza Medeiros. Fomos aos endereços que constam no relatório da polícia. Não encontramos ninguém. Por telefone, eles não quiseram falar.

O Fantástico entrou em contato também com outros oito acusados: Jovina Cecília da Silva Gonçalves, Annie Jackieline Montenegro de Souza e Silva, Lara Cristina de Souza Cançado - irmã de Luciano -, João Paulo Rosilho, Carlos Eugênio Batista Meireles, Alisson Patrício Roque, Letícia Aguiar Milhomens e Leonardo Borges da Silva. Mas eles não quiseram se manifestar.

Nossas equipes não encontraram outros dois envolvidos, Clarianne Silva Leite e Ewerton Alves Alagia.

Segundo a Polícia Federal, não há evidências de que as faculdades fossem coniventes com o esquema. Mas pode ter havido falhas na fiscalização.

“O principal elemento que levava as quadrilhas a intervir contra os certames em universidades particulares era a precariedade do sistema de segurança deles”, explica Alexandre Braga.

Em nota, as universidades de Rio Verde, Estácio de Sá, Anhembi-Morumbi e Uninove dizem que usam "detectores de metal" nas provas.

As universidade de Franca e Gama Filho afirmam que, se constatada a fraude, expulsarão os alunos envolvidos.

O centro universitário Uninovafapi e a universidade Ceuma informam que recolhem todos os aparelhos eletrônicos durantes os exames.

A São Camilo afirma que "toma todas as precauções para evitar fraudes nos processos seletivos".

A Uniara informa que "revisa constantemente os procedimentos de sigilo e combate às fraudes".

O grupo Anhanguera Educacional, ao qual a Uniderp pertence, diz que "mantém forte esquema de fiscalização".

A empresa Access, que faz o vestibular da Faculdade Souza Marques, informa que anulou a prova de 42 alunos identificados com fraudes no vestibular de medicina em 2011.

A polícia está fazendo um levantamento agora dos alunos que estão cursando medicina ou já se formaram, mas que foram aprovados porque compraram as vagas. Eles também vão responder criminalmente.

“Que direito tem um cidadão de comprar uma vaga quando dois milhões estão de forma democrática, republicana, se preparando, estudando, disputando pra poder entrar?”, pergunta o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Segundo o Ministro da Educação, os alunos envolvidos sofrerão também punições acadêmicas: “Eles vão ser todos identificados, vão ser expulsos da faculdade, os que eventualmente ainda estejam, e se forem formados terão seus diplomas cassados. Porque toda a vida acadêmica deles é uma fraude”.

Conversas do grupo mostram que muita gente pode ter sido aprovada. Os fraudadores debochavam de quem era reprovado.

Homem: Murilo. Desclassificado porque não conseguiu tirar nem 3 na redação.

Homem 2: Que horror.

Homem: Ezequiel. Desclassificado porque não tirou nem 2 na redação.

Nem sempre o esquema fraudulento dava certo. Um candidato chegou a ser detido pela polícia, que encontrou o ponto eletrônico durante uma prova da Uniara, em Araraquara, em São Paulo, em outubro de 2011. É a mãe dele que conta a história para a mulher com quem negociou a vaga.

Mãe de estudante: Você não sabe, Jacke. Queriam levar a gente no camburão. Esperaram ele terminar a prova. Veio todo mundo da reitoria. Pegou ele. Levaram numa sala. Olha, esse menino foi de peito, viu, Jacke?

Mulher: Ô.

Mãe de estudante: Ele não aguentava aquele negócio no ouvido. Ele enfiou até o fundo o negócio pra ninguém ver.

Ela relata como ajudou o filho a se livrar dos equipamentos da fraude.

Mãe de estudante: O reitor falou assim: "Não, não. Você vai pegar seu carro". Nisso, fiz uma limpa no carro. Piquei celular, piquei papel. Tudo que tinha nome, sabe? Aí, ele: "Ai, mãe, tô com dor de barriga”. Nisso, ele arrancou o colar. Esparadrapo, tudo. Jogou na privada e deu o colar pra mim.

Apesar da confusão, no mesmo telefonema, as duas combinam o esquema para o candidato em mais uma prova.

Mulher: Com certeza, ele vai entrar em Mato Grosso. Não tem vistoria, não tem nada. Ah, outra coisa. A redação tem peso zero.

Para o Conselho Federal de Medicina, os estudantes e médicos envolvidos nas fraudes devem ser punidos.

“É um caso prioritariamente de polícia. É importante para nós médicos como ele entrou. Porque é o caráter dele que está em jogo. É a questão ética do médico que comprou uma vaga”, afirma Desiré Callegari, secretário do Conselho Federal de Medicina.

“Ele não está disputando uma vaga, ele está comprando uma vaga, tirando o sonho de muita gente mais capaz que ele”, acusa um estudante.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Homem atropela quatro pessoas em Imperatriz

Jessé Leite Filho é suspeito de atropelar quatro jovens, na madrugada do último sábado em Imperatriz (O Progresso/Reprodução)
Jessé Leite Filho é suspeito de atropelar quatro pessoas
no centro de Imperatriz
A polícia de Imperatriz procura Jessé Leite Filho, de 31 anos, suspeito de atropelar quatro jovens, na madrugada do último sábado (26), na Praça da Cultura, Centro da cidade. As vítimas são Davison de Jesus Almeida, 22 anos, Carlos Eduardo Sousa Lima, 23 anos, Caio Rehbein Santos, 23 anos e Rebecca Eduardo da Silva. Esta última, em estado mais grave. Ela sofreu fratura na bacia e trauma encefálico e precisou passar por cirurgia, por mais de cinco horas, para retirar um coágulo do cérebro. Os demais sofreram lesão corporal e foram medicadas.

Segundo depoimentos à policia, Jessé Filho teria uma rixa com Davison e ao avistá-lo saindo de uma boate teria jogado a camionete, uma Autlander Mitsubishi, sobre o grupo, acertando Davison e os três amigos. Davison tentou se esquivar, mas foi atingido, sofrendo escoriações em várias partes do corpo. A jovem Rebecca foi jogada para cima devido a violência do impacto. Jessé teria fugido em alta velocidade. Os jovens registraram ocorrência e, segundo o delegado Assis Ramos, no Plantão Central da Regional de Imperatriz, Jessé pode responder por tentativa de homicídio. 

Reincidência

Essa não teria sido a primeira vez que Jessé se envolveu em acidente. Há cinco anos, ele se envolveu em acidente que resultou na morte de um jovem de 17 anos. Na ocasião, moradores revoltados com o caso, espalharam outdoors na cidade denunciando o crime e pedindo justiça. Jessé respondeu em liberdade por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Pelo ocorrido, chegou a passar alguns anos fora da cidade. Nem Jessé, nem sua família se pronunciaram sobre o caso.

As informações são de O Progresso.

Secretaria de Segurança divulga lista de 141 mortos da tragédia de Santa Maria-RS


Durante a coletiva de imprensa dada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, neste domingo (27), autoridades informaram que 233 pessoas morreram no incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Desse total, 120 eram homens e 113 mulheres. De acordo com o ministro, a prioridade agora é salvar a vida das pessoas feridas. Padilha afirmou que 92 pacientes estão internados em hospitais da cidade, além de 14 pessoas que foram transferidas para Porto Alegre.

Secretaria de Segurança do RS divulga lista de 141 mortos

A Secretaria de Segurança do Rio Grande do Sul divulgou a lista provisória dos mortos no incêndio da boate Kiss, que ocorreu neste domingo (27/1), em Santa Maria. Foram revelados 141 nomes já confirmados. Segundo a Secretaria, a lista será atualizada a cada hora, até que os 233 corpos sejam identificados. A identificação está sendo feita por familiares e amigos no Centro Municipal de Desportos.

Confira a lista

Alan Rembem de Oliveira
Alaxandre Anes Prado
Alisson Oliveira da Silva
Allana Willers
André Cadore Bosser
Andressa Ferreira Flores
Andressa Thalita Farias Brissow
Ângelo Nicolosso Aita
Augusto Cesar Neves
Augusto Malezan de Almeida Gomes
Augusto Sergio Krauspenhar da Silva
Benhur Retzlaff Rodrigues
Bernardo Carlo Kobe
Bruna Brondani Pafhalia
Bruna Eduarda Neu
Bruno Kraulich
Carlitos Chaves Soares
Carlos Alexandre dos Santos Machado
Carolina Simões Corte Real
Cássio Garcez Biscaino
Clarissa Lima Teixeira
Daniel Knabbem da Rosa
Daniel Sechim
Daniela Betega Ahmadw
Danilo Brauner Jaques
Danriei Darin
David Santiago de Souza
Débora Chiappa Forner
Deives Marques Gonçalves
Dionatham Kamphorst Paulo
Douglas da Silva Flores
Elizandor Oliveira Rolin
Emerson Cardoso Pain
Evelin Costa Lopes
Fábio José Cervinski
Felipe Vieira
Fernanda Fischer
Fernando Michel Devagarins Parcianello
Fernando Pellin
Flávia Decarle Magalhães
Franciele Araujo Vieira
Franciele Viziole
Gabriela Corcine Sanchotene
Gabriela dos Santos Saenger
Geni Lourenço da Silva
Giovane Krauchemberg Simões
Guilherme Fontes Gonçalves
Guino Ramom Brites Burro
Gustavo Ferreira Soares
Heitor Santos Oliveira
Heitor Teixeira Gonçalves
Helio Trentin Junior
Henrique Nemitz Martins
Herbert Magalhães Charão
Hericson Ávila dos Santos
Igor Stefhan de Oliveira
Jacob Francisco Thiele
Jaderson da Silva
Janaina Portella
João Carlos Barcellos Silva
João Paulo Pozzobom
José Luiz Weiss Neto
Julia Cristofari Soul
Juliana Moro Medeiros
Juliana Oliveira dos Santos
Juliana Sperone Lentz
Kelli Anne Santos Azzolin
Larissa Terres Teixeira
Leandra Fernanda Toniolo
Leandro Avila Leivas
Leandro Nunes da Silva
Leonardo de Lima Machado
Leonardo Machado de Lacerda
Leonardo Schoff Vendrúsculo
Letícia Ferraz da Cruz
Lincon Turcato Carabagiale
Louise Victoria Farias Brissow
Luana Behr Vianna
Lucas Leite Teixeira
Luciano Ariel Silva da Silva
Luciano Tagliapetra Esperidião
Luiz Fernando Riva Donate
Luiza Alves da Silva
Luiza Batistela Bottow
Maicon Afrolinario Cardoso
Maicon Douglas Moreira Iensen
Maicon Francisco Evaldt
Marcelo de Freitas Salla Filho
Maria Mariana Rodrigues Ferreira
Mariana Comassetto do Canto
Mariana Moreira Macedo
Marina Kertermann Kalegari
Martins Francisco Mascarenhas de Souza Onofre
Marton Matana
Matheus de Lima Librelotto
Matheus Engert Rebolho
Mauricio Loreto Jaime
Melissa do Amaral Dalforno
Michele Dias de Campos
Micheli Froehlich Cardoso
Miguel Webber May
Mirella Rosa da Cruz
Natiele dos Santos Soares
Odomar Gonzaga Noronha
Otacílio Altíssimo Gonçalves
Pamela de Jesus Lopes
Paulo Batistela Gato
Pedro de Oliveira Salla
Raquel Daiane Fischer
Rhuan Scherer de Andrade
Ricardo Dariva
Ricardo Stefanello Piovesan
Roger Dallanhol
Rogério Cardoso Ivaniski
Ruan Pendenza Callegari
Sabrina Soares Mendes
Shaiana Tauchem Antoline
Silvio Beurer Junior
Suziele Cassol
Tailan Rembem de Oliveira
Taís da Silva Scaplin de Freitas
Tanise Lopes Cielo
Thailan de Oliveira
Thiago Amaro Cechinatto
Tiago Dovigi Cegabinaze
Vagner Rolin Marastega
Vandelcork Marques Lara Junior
Vinicios Greff
Vinicios Paglnossim de Moraes
Vinicius Silveira Marques de Mello
Vinissios Montardo Rosado
Viviane Tólio Soares

Identificados pela Perícia Necropapiloscópia
Andressa Ferreira Flores
Bruna Eduarda Neu
Carlos Alexandre dos Santos Machado
Francielli Araujo Vieira
FrancileVizioli
Julia Cristofali Saul
Maria Mariana Rodrigues Ferreira
Pâmella de Jesus Lopes
Sandra Leone Pacheco Ernesto

Incêndio em boate no Rio Grande do Sul mata 245, diz polícia

O número de mortos em um incêndio na boate Kiss em Santa Maria, no centro do Rio Grande do Sul, chega a 245, informou a Brigada Militar, em uma entrevista coletiva. Não há mais corpos no local.

Um caminhão precisou realizar quatro viagens para retirar os corpos do local e levá-los até um ginásio.

Os corpos que foram possíveis de serem identificados por documentação serão apresentados a familiares. O ginásio da cidade está sendo liberado para velório coletivo.Outras 48 pessoas continuam hospitalizadas. Hospitais da região precisaram solicitar auxílio de profissionais para atendimento.Essa já é considerada a maior tragédia do Estado. Antes, o incidente com maior número de mortos no Estado havia ocorrido em 28 de julho de 1950, quando um avião quadrimotor chocou-se contra o Morro do Chapéu, em Sapucaía do Sul.

Testemunhas afirmam que o fogo começou durante o show pirotécnico durante a apresentação de uma banda. O material de isolamento acústico do prédio - feito de espuma - incendiou e a fumaça intoxicou as vítimas.

Conforme os Bombeiros, as vítimas fatais morreram devido à inalação de fumaça tóxica. "A maior parte dessas pessoas morreu asfixiada. Elas entraram em pânico e acabaram pisoteando umas às outras. O principal fator (para as mortes) foi a asfixia. O isopor gera uma fumaça muito tóxica", afirmou o comandante geral do Bombeiros, coronel Guido de Melo.

Conforme um segurança que trabalhava na boate no momento do incêndio, entre mil e duas mil pessoas deveriam estar no local durante o incidente. A maioria era adolescente.

O governador do RS, Tarso Genro, confirmou, por meio de sua conta no Twitter, que se dirigirá a Santa Maria. "Domingo triste! Estamos tomando as medidas cabíveis e possíveis. Estarei em Santa Maria no final da manhã", escreveu o governador. A presidente Dilma Rousseff cancelou seus compromissos no Chile e viaja para Santa Maria ainda hoje.

A rodada deste domingo do campeonato gaúcho foi cancelada.

As informações são de O Estado de São Paulo.

Incêndio em boate no Rio Grande do Sul mata 245, diz polícia

O número de mortos em um incêndio na boate Kiss em Santa Maria, no centro do Rio Grande do Sul, chega a 245, informou a Brigada Militar, em uma entrevista coletiva. Não há mais corpos no local.

Um caminhão precisou realizar quatro viagens para retirar os corpos do local e levá-los até um ginásio.

Os corpos que foram possíveis de serem identificados por documentação serão apresentados a familiares. O ginásio da cidade está sendo liberado para velório coletivo.Outras 48 pessoas continuam hospitalizadas. Hospitais da região precisaram solicitar auxílio de profissionais para atendimento.Essa já é considerada a maior tragédia do Estado. Antes, o incidente com maior número de mortos no Estado havia ocorrido em 28 de julho de 1950, quando um avião quadrimotor chocou-se contra o Morro do Chapéu, em Sapucaía do Sul.

Testemunhas afirmam que o fogo começou durante o show pirotécnico durante a apresentação de uma banda. O material de isolamento acústico do prédio - feito de espuma - incendiou e a fumaça intoxicou as vítimas.

Conforme os Bombeiros, as vítimas fatais morreram devido à inalação de fumaça tóxica. "A maior parte dessas pessoas morreu asfixiada. Elas entraram em pânico e acabaram pisoteando umas às outras. O principal fator (para as mortes) foi a asfixia. O isopor gera uma fumaça muito tóxica", afirmou o comandante geral do Bombeiros, coronel Guido de Melo.

Conforme um segurança que trabalhava na boate no momento do incêndio, entre mil e duas mil pessoas deveriam estar no local durante o incidente. A maioria era adolescente.

O governador do RS, Tarso Genro, confirmou, por meio de sua conta no Twitter, que se dirigirá a Santa Maria. "Domingo triste! Estamos tomando as medidas cabíveis e possíveis. Estarei em Santa Maria no final da manhã", escreveu o governador. A presidente Dilma Rousseff cancelou seus compromissos no Chile e viaja para Santa Maria ainda hoje.

A rodada deste domingo do campeonato gaúcho foi cancelada.

As informações são de O Estado de São Paulo.

Jhonhatan Silva desembarca hoje em São Luís

A polícia maranhense, à partir deste domingo (27), terá uma atenção redobrada com a chegada do matador do jornalista Décio Sá, Jhonatan de Souza Silva. O assassino confesso desembarca às 14 horas no aeroporto marechal Hugo Machado.

Jhonatan que está preso no presídio federal do Mato Grosso do Sul, vem participar das audiências na justiça e prestar depoimento no caso do blogueiro.

O secretario de seguranca, Aluísio Mendes, já montou o esquema de seguranca para garantir os depoimentos dos integrantes da quadrilha que planejou a morte do jornalista Décio Sá.

Dois detentos são retirados da cadeia e mortos; um foi carbonizado

Seis homens invadiram a delegacia de Pastos Bons, renderam um policial e o carcereiro, que estavam de plantão, e retiram dois detentos, acusados de estuprar e matar uma senhora em Santa Tereza, a 80 quilômetros da cidade. A retirada dos detentos aconteceu à meia-noite de sexta-feira (25).

Os dois detentos foram encontrados mortos a oito quilômetros de Pastos Bons, na estrada de aceso ao povoado Macaúba, nas proximidades do projeto do Milton.


Um dos detentos foi morto e carbonizado. O outro ainda conseguiu fugir, mas os criminosos conseguiram pegá-lo e o mataram a cem metros da estrada carroçal, onde encontraram o primeiro corpo.

A polícia não tem pistas dos assassinos. Possivelmente, os crimes foram cometidos por vingança.

As informações são do blog do Gilberto Lima.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Barbaridade: Dupla estupra idosa de 82 anos e espanca o marido de 89


Djalma Dutra foi preso em uma barreira da Polícia Militar (De Olho em Grajaú)

Um crime brutal chocou os moradores do povoado de Bela Estrela, às margens da MA-006, na cidade de Grajaú. Dois homens invadiram uma casa e estupraram uma idosa de 82 anos, além de terem espancado o marido da vítima, um outro idoso de 89 anos que tem problemas de locomoção e passa o dia em uma cama. Os suspeitos são um homem identificado como Djalma de Sousa Teles Júnior, de 20 anos, e um adolescente.

De acordo com a Polícia, a dupla invadiu a residência do casal de idosos armado de facas e pedindo dinheiro. Como não havia qualquer quantia na casa, os dois amarraram a senhora e a jogaram em cima da cama em que o seu marido estava, o derrubando no chão. Ali, um dos suspeitos começou a praticar sexo anal com a mulher. Um papagaio, de propriedade da família, começou a gritar e foi morto estrangulado.

Após terem praticado o ato com a idosa, ales ainda espancaram o homem.

Após o crime, Djalma fugiu para sede do município de Grajaú, onde foi preso, por uma equipe da Polícia Militar, que já havia montado uma barreira para localizar os dois criminosos.

O adolescente, de 17 anos, foi detido na noite de quarta-feira, ainda no povoado de Bela Estrela.

Nos depoimentos os dois suspeitos alegam não se lembram de como se deu a situação, já que estavam bêbados, apesar de terem afirmado que realmente tentaram assaltar o casal de idosos.