Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Coluna Extragado

terça-feira, 14 de julho de 2015

Coluna Extragado

Por Danilo Quixaba


O blog reproduz a coluna publicana semanalmente no irreverente Jornal Extra.

Pajelança confusa
Os Guajajaras que acamparam nos falsos ninhos da política institucional do Maranhão - porque os verdadeiros são informais e acontecem à beira das piscinas privadas e na Cabana do Sol - mostram que fora dos holofotes, todos cagam e andam para o que verdadeiramente acontece, e para os que servem de massa de manobra em atitudes politiqueiras, mas legítimas. Os dois lados são controversos. O lado que manifesta é meio duvidoso, parece mesmo que é conduzido por gente com interesse financeiro, tendo débitos não pagos pelo Estado, e mostrando poder de influência, mobilizam a cambada indígena que, inocentemente e ideologicamente, aceitam ficarem deitando em calçadas sujas e dependendo de doações de origem duvidosa, sem condição nenhuma de segurança e higiene para continuarem arranchados. Os Uirauchenes da vida estão em hotéis; os pé duros ficam mesmo perto do esgoto. Um destes, por não ser acostumado com viagens, bravinho, fugiu e não as caras nas concentrações. Trata-se de Messias Guajajaras, que não aguentou o embalo. Do outro lado vemos o governo, que ao invés de ver a questão como social e étnica, trata como caso de polícia ou embananamento político. Sem tato algum, muito menos com a devida seriedade que o caso pede. Melhor voltar para a oca e comer rabo de tucandeira.

Santo Amaro tem milagre, mas não tem bisturi
Maria da Conceição, de 36 anos, já havia parido quatro vezes. Na quinta, fez isso da maneira mais inesperada possível. Tão improvável que comoveu a raça mais impiedosa da fauna trabalhadora: os jornalistas. Pela falta de condições do hospital municipal Monsenhor Amaro, não pôde fazer a cirurgia de cesária que precisaria urgentemente. Foi o jeito chamar o GTA para levá-la de helicóptero para um lugar mais perto… que seria Barreirinhas. Mas acabaram optando por São Luís. No pega pra capar, o bebê acabou nascendo durante o vôo. O médico responsável pelo atendimento disse que foi coisa de Deus. Eu diria que foi coisa do aperreio, um absurdo sem necessidade de acontecer, principalmente pela negligência da saúde municipal de Santo Amaro. Porém, pela maneira milagrosa que tudo ocorreu, repórteres como Joyce Mackay, do G1, acharam toda a pauta muita fofa, pelo final feliz. Daí nasceu Vitória, que agora não sabe qual cidade vai ficar na sua certidão de nascimento. Devia ter sido batizada como Hélice da Conceição. Ou Comandante Hamilton, se fosse menino.

Gramática do cambão arrancado
A título de esclarecimento linguístico para a sociedade maranhense, um termo que descreve o ato de escatitar, esbandalhar e fazer moído representa o significado de um método doloroso e literalmente escroto. Esculhambar, na origem da Língua Portuguesa, significa arrancar colhões. Procedimento que era feito quando as pessoas ficavam “enchiam o saco” de algum poderoso.

Notícia extragada da semana
Parece que o Rupinol subiu à cabeça de Luís Cardoso. Olha a notícia: Acabou o mistério: Em Arame, índios matam um capelobo (mistura de homem com lobisomem). Eu e Edinho Lobão pagamos 40 mil pelas provas da existência desse capelobo. E não vale trazer foto do Nonato Costa do Mirante Brega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.