Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: JUCEMA emite certidões pela internet

terça-feira, 14 de julho de 2015

JUCEMA emite certidões pela internet

A Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema) está emitindo desde segunda-feira (13/07), certidões de empresas pela internet com certificação digital. De acordo com o órgão, o serviço evita que empresários, contadores e demais clientes se desloquem até uma das unidades da Jucema para solicitar o documento. 

 

O novo sistema permite acesso às certidões simplificadas, específicas ou de inteiro teor que podem ser geradas e impressas diretamente no portal da Junta Comercial. Os documentos online são assinados eletronicamente, com a mesma validade jurídica das certidões emitidas presencialmente. 

 

De acordo com o presidente da Junta Comercial, Sérgio Sombra, este é um dos programas que a atual gestão tem desenvolvido para diminuir a burocracia dos processos de legalização de empresas e oferecer mais agilidade e segurança aos empresários maranhenses. “Com a modernização do processo, o cliente poderá solicitar, acompanhar e receber a certidão de forma totalmente eletrônica, eliminando os entraves relativos a prazos e custos com deslocamentos”, explica Sérgio Sombra.

 

Para ter acesso às certidões o usuário acessa o site da Jucema (www.jucema.ma.gov.br), seleciona o ícone do Serviço de Certidão Online no menu de Acesso Rápido, realiza o cadastro, após confirmação do cadastro, o mesmo estará apto à realizar o login no sistema e efetuar o requerimento da certidão. 

 

A solicitação poderá ser efetuada através da busca da empresa, através da Razão Social, NIRE ou CNPJ. Após a confirmação dos dados, será emitido um boleto para pagamento em bancos, caixas eletrônicos, casas lotéricas ou mesmo pela internet. A partir da confirmação de pagamento, a certidão será disponibilizada para download por meio do sistema.  

 

Ao solicitar o serviço, o usuário precisa escolher o tipo de certidão: Certidão simplificada - extrato de informações atualizadas sobre os atos arquivados, indicando denominação ou razão social da empresa, capital social, endereço, objeto social, quadro societário, filiais ativas e último documento arquivado; Certidões específicas - constam na certidão dados atualizados, detalhes que o requerente pretende ver certificados e último documento arquivado. A Certidão específica, por sua vez, será validada pelos analistas da Junta Comercial quanto à viabilidade de emissão da certidão ou a Certidão de Inteiro Teor (fotocópia) - cópia autenticada dos registros arquivados na Jucema. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.