Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate corrupção, obstrução de Justiça e violação de sigilo funcional

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Polícia Federal combate corrupção, obstrução de Justiça e violação de sigilo funcional

A Polícia Federal iniciou, nessa quarta-feira (5/6), a Operação Escobar para combater corrupção ativa, corrupção passiva, organização criminosa, obstrução de Justiça e violação de sigilo funcional em Minas Gerais.

Foram cumpridos sete mandados judiciais de busca e apreensão em escritórios de advogados envolvidos, três mandados judiciais de prisão preventiva e um mandado judicial de prisão temporária. Também foram cumpridos mandados de intimação, para que possíveis envolvidos prestem esclarecimentos.

A investigação teve início após a apreensão, na casa de investigados, de documentos sigilosos e internos da Polícia Federal, quando do cumprimento de mandados da Operação Capitu, em novembro de 2018. Feitos os levantamentos e inúmeras diligências, foi possível constatar que advogados teriam cooptado servidores desta instituição, no intuito de obter, de forma ilegal, acesso a informações sigilosas ligadas a investigações em andamento nesta Superintendência.

Os advogados com acesso privilegiado às informações usavam tal artifício para oferecer a seus clientes facilidades ilegais. Tal atitude não só prejudica investigações como coloca em risco a segurança dos policiais envolvidos nos trabalhos.

A repressão contra atos de servidores do órgão policial é extremamente sensível e, embora cause desconforto aos investigadores e a toda a instituição, é essencial para a manutenção da lisura e do compromisso que a Polícia Federal tem de servir à sociedade brasileira.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.