Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia 3ª fase da Operação Famintos na Paraíba

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Polícia Federal inicia 3ª fase da Operação Famintos na Paraíba

A Polícia Federal iniciou na manhã desta quinta-feira (26/9), em conjunto com a Controladoria Geral da União e com o Ministério Público Federal, a Operação Famintos – Fase 3 com objetivo de combater fraudes em licitações, superfaturamento de contratos administrativos, corrupção e organização criminosa.

A operação contou com a participação de 20 policiais federais, sendo realizado o cumprimento de três mandados de busca e apreensão, bem como um mandado prisão preventiva e um mandado de prisão temporária, todos na cidade de Campina Grande (PB). As ordens foram expedidas pela 4ª Vara Federal de Campina Grande (PB).

Os investigados responderão, de acordo com suas condutas, pelos crimes de fraudes em licitação, superfaturamento de contratos, corrupção e organização criminosa, cuja pena, somada, poderá ultrapassar 20 anos de reclusão.

Entenda o caso

A primeira fase da Operação Famintos foi iniciada no dia 24/7/2019, tendo contado com a participação de 260 policiais federais e 16 auditores da CGU. Na ocasião, foram cumpridos 67 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos e nas residências, escritórios e empresas dos investigados, bem como de 17 mandados de prisão.

A segunda fase da operação, realizada em 22/8/2019, ampliou a desarticulação do núcleo empresarial da organização criminosa, responsável pela criação de “empresas de fachada”, utilizando-se de pessoas que tinham consciência de suas situações na condição de “laranjas”.

As empresas, então constituídas em nome de pessoas que não eram as reais proprietárias e administradoras, eram utilizadas pelos criminosos para fraudar as licitações, conferindo um falso caráter competitivo aos processos licitatórios.

Agora, já nessa terceira fase, as medidas decorrem da continuidade das investigações, e focam no esclarecimento de aspectos relativos à constituição fraudulenta de um dos grupos empresariais.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.