Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga extração e comércio ilegal de ouro no Mato Grosso

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Polícia Federal investiga extração e comércio ilegal de ouro no Mato Grosso

A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira (26/9), a Operação Trypes*, com o objetivo de desarticular organização criminosa atuante na extração e venda ilegal de ouro da Amazônia Legal.

Cerca de 60 policiais federais cumpriram 16 mandados de busca e apreensão, dois mandados de suspensão de atividade econômica, dois mandados de bloqueio de contas e seis mandados de prisão preventiva nos municípios mato-grossenses de Aripuanã, Alta Floresta, Juína, Nova Bandeirantes e Paranaíta.

As investigações apontam que a venda ocorria por meio de um articulado esquema de lavagem de dinheiro, com emissão de documentos falsos e uso de contas bancárias abertas para essa específica finalidade criminosa.

Os presos, depois de passarem por exame de corpo de delito, serão encaminhados para as cadeias públicas da cidade ou região em que residem.

As ordens judiciais foram expedidas pela 5ª Vara da Justiça Federal de Mato Grosso, e o inquérito corre em segredo de Justiça.

* O nome da operação deriva da palavra grega “trypes” que significa “buracos”. Esta é uma alusão à situação em que ficou a região após a ação dos criminosos.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.