Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Mulher dá à luz uma menina na calçada de posto de saúde em Centro Novo do Maranhão

domingo, 7 de junho de 2020

Mulher dá à luz uma menina na calçada de posto de saúde em Centro Novo do Maranhão

Uma mulher deu à luz uma menina na calcada e debaixo de chuva na madrugada deste domingo (7), porque o único posto de saúde da cidade estava fechado, mas os funcionários se encontravam no local.

Esse episódio aconteceu no município de Centro Novo do Maranhão, localizado a 265km de São Luís (MA). Com 21 mil habitantes, a cidade possui um único posto de saúde, o Centro de Saúde Ane Raimunda (UBS), localizado na Avenida JK.

A parturiente Helen Lúcia chegou em trabalho de parto às 2h30 da manhã deste domingo, bateu na porta do centro de saúde que estava fechada , mas os funcionários que se encontravam dentro não abriram a porta. Foi, então, que os acompanhantes dela mandaram buscar a senhora Maria Naíde Costa, uma parteira conhecida na cidade, que não conseguiu chegar a tempo. Quando conseguiu chegar, Ana Luísa já tinha nascido e estava na calçada, mas a mãe ainda sangrava muito.

“Quando cheguei lá, às 3h, ela já tinha botado (parido) o bebezinho na calçada do posto de saúde. Ela sangrava muito, até eu conseguir retirar a placenta”, disse Maria Naíde da Costa, a parteira que ajudou Helen Lúcia.


A bebê Ane Luisa que nasceu na calçada, na chuva e em plena pandemia do novo coronavírus está saudável e passa bem.

Segundo dados que aparecem no “site” da Prefeitura de Centro Novo, no painel de Covid-19, a cidade possui 86 suspeitos, 200 descartados, 154 confirmados e 1 óbito.

Veja as imagens aqui:



(Informações do Blog do Ricardo Fonseca)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.