Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga fraude à licitação no Incra no Amapá (AP)

terça-feira, 30 de junho de 2020

Polícia Federal investiga fraude à licitação no Incra no Amapá (AP)

A Polícia Federal iniciou, na manhã desta terça-feira (30/6), a Operação Conluio* com objetivo de reprimir organização criminosa especializada em crimes de fraudes à licitação com atuação no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Estado do Amapá.

Estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão, nos bairros Jardim Marco Zero e Santa Rita, na cidade de Macapá (AP).

A investigação, iniciada a partir da análise de material apreendido na Operação Terras Caídas iniciada no ano de 2018, identificou fortes indícios de várias obras, via de regra, de georreferenciamento, que, por meio de conluio entre integrantes da comissão de licitação do Incra e empresários, apresentavam fraudes em seus procedimentos licitatórios.

Com o decorrer da investigação, constatou-se que os envolvidos combinavam, entre si, os lances que iriam realizar em cada Pregão, ocorrendo, dessa forma, um direcionamento no resultado dos vencedores, por meio de esquema fraudulento que burlava o caráter impessoal e competitivo das licitações voltadas à obras de georreferenciamento.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de fraude à licitação, corrupção ativa e passiva e organização criminosa. Se condenados, as penas poderão chegar a 24 anos de reclusão. 

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.