Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Green Net para combater tráfico de drogas em redes sociais

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Polícia Federal inicia Operação Green Net para combater tráfico de drogas em redes sociais


A Polícia Federal iniciou, nesta quarta-feira (14/7), a Operação Green Net com a finalidade de combater o tráfico de drogas desenvolvido principalmente por meio de perfis mantidos em rede social muito popular.

Cerca de 70 policiais federais deram cumprimento a 17 mandados de busca e apreensão nas cidades de São José do Rio Preto (SP), Santa Fé do Sul (SP), Rio Claro (SP), Praia Grande (SP), Campos do Jordão (SP), São Paulo (SP), Contagem (MG) e Almirante Tamandaré (PR), todos expedidos pela Justiça Estadual em São José do Rio Preto (SP).

A Justiça Estadual de São José do Rio Preto (SP), atendendo a pedido da Polícia Federal, também determinou o bloqueio de cinco perfis mantidos na rede, utilizados com a finalidade de vender o produto ilícito e funcionavam como ponto de referência para usuários de drogas nas redes sociais.

Segundo as investigações, pelo menos desde o ano de 2019, perfis mantidos na rede social eram utilizados para a livre venda de maconha híbrida de alto valor agregado, sendo a entrega realizada por meio dos Correios. Concomitantemente, as investigações identificaram um núcleo de pessoas em São José do Rio Preto (SP) que adquiria a droga com a finalidade de revenda a terceiros.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de tráfico de drogas e de associação para o tráfico, os quais são previstos nos artigos 33 e 35, da Lei 11.343/06, cujas penas, somadas, variam de 8 a 25 anos de reclusão.

Durante a realização das buscas, foram apreendidos drogas e dinheiro em alguns locais, e os responsáveis foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal para adoção das medidas de polícia judiciária cabíveis.

* A denominação da operação, Green Net, foi dada em razão de “green” significar “verde” em inglês, referência à coloração característica da maconha, e “net” pelo fato de a venda da droga se dar preponderantemente no âmbito virtual da “internet”.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.