Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Civil realiza operação contra organização criminosa responsável por estelionato eletrônico

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Polícia Civil realiza operação contra organização criminosa responsável por estelionato eletrônico


 A Polícia Civil do Maranhão realizou, nessa quinta-feira (1º/12), a Operação Deprecare com o objetivo de reprimir crimes praticados contra a propriedade por meio eletrônico.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de valores em conta dos investigados. Os mandados foram cumpridos na Região Metropolitana de Fortaleza (CE).

Os criminosos abordavam as vítimas por meio de aplicativos de mensagens, fazendo-se passar por advogados maranhenses e informando que elas teriam um valor a título de precatório para receber, ocasião em que cobravam um valor a título de custas e honorários para que a vítima pudesse receber o valor. 

Após a vítima fazer o pagamento, procurava informações sobre o recebimento no escritório respectivo e se dava conta de que havia sido vítima do crime.

Diversas vítimas foram lesadas de modo que o prejuízo total ainda está sendo estimado. Valores foram bloqueados nas contas dos investigados, por determinação judicial.

A ação contou com a atuação da Polícia Civil do Ceará e da Polícia Civil do Maranhão, por meio do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos/SeicPC-MA.

Legislação 

O estelionato pelo meio eletrônico/digital se enquadra no § 2-A do Art. 171., do Código Penal Brasileiro, com pena de até 8 anos de reclusão, e multa.

Operação Deprecare

De origem latina, o termo significa “pedir ou requisitar algo”, representa a origem do termo “precatório”. Dessa forma, o nome da operação faz alusão à palavra “precatório”, elemento utilizado pelos criminosos no crime para lesar as vítimas.

(Informações da SSP-MA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.