Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal e Ibama apreendem madeira ilegal no sudoeste paraense

quinta-feira, 27 de abril de 2023

Polícia Federal e Ibama apreendem madeira ilegal no sudoeste paraense


 Na manhã dessa quarta-feira (26/4), a Polícia Federal iniciou a Operação Lignum, com o Ibama, para reprimir crimes ambientais relacionados à exploração ilegal de madeira no município de Senador José Porfírio e região. Foram apreendidos quase 500 metros cúbicos de madeira irregular.

Com base em informações de que madeireiras da região funcionavam sem observar a legislação ambiental, equipes da Polícia Federal e do Ibama foram ao local de helicóptero e com equipes em terra, para constatar o crime.

Em uma delas, na zona rural do município, foram apreendidos 497,46 etros cúbicos de madeira ilegal em depósito, sendo 370,62 metros cúbicos em toras e 126 metros cúbicos  de madeira serrada – tudo sem licenciamento do Ibama. Ao término das diligências, as toras foram doadas à Secretaria de Estado de Transporte (Setran), para utilização na recuperação de pontes; já a madeira serrada foi doada à Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará).

Ainda não se sabe ao certo a origem da madeira, mas investigações indicam que pode ter sido extraída ilegalmente da Terra Indígena Trincheira Bacajá, no sudoeste paraense. O dono da madeira não estava no local, e ninguém foi preso.

Os envolvidos podem responder criminalmente por receber ou adquirir, para fins comerciais ou industriais, madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem exigir a exibição de licença do vendedor, outorgada pela autoridade competente, e sem munir-se da via que deverá acompanhar o produto até final beneficiamento.

A exploração de madeira é atividade legalmente disciplinada e depende de autorização do órgão ambiental competente, tendo em vista que sua exploração desordenada pode provocar graves danos ambientais.

Além disso, a Operação Lignum faz parte de um conjunto de ações que cumpre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 709, julgada pelo Supremo Tribunal Federal, que ordena proteção à área da TI Trincheira Bacajá, localizada no sudoeste do Estado.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.