Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: outubro 2013

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Medicina cresce menos do que média de outros cursos, indica MEC

O número de matriculados no ensino superior brasileiro subiu 4,4% de 2011 para 2012. Porém, cursos com mais demanda no país, como medicina, tiveram um crescimento mais lento do que a média no mesmo período: 2,8%.

Os números são do Inep/MEC, que publicou ontem dados detalhados do Censo do Ensino Superior de 2012 -que havia sido divulgado em setembro.

Hoje o país tem 2.416 instituições de ensino superior, sendo 193 universidades.

Ao todos, há 7 milhões de brasileiros matriculado em 31.866 cursos superiores de universidades, faculdades e centros universitários.

A quantidade de brasileiros na sala de aula nessa fase da educação é o dobro da registrada em 2002, quando 3,5 milhões estavam matriculados.

O problema é que, na maioria dos casos, o crescimento não acompanha a demanda.

Em medicina, por exemplo, o incremento de concluintes do curso aumentou só 0,5% de 2011 para 2012.

Na prática, isso significa que entraram 100 médicos a mais no mercado em 2012 em relação ao ano anterior.

"É importante aumentar o total de matriculados, mas não estamos aumentando exatamente nos cursos que mais precisam -por exemplo medicina", analisa Fernando Luiz Abrucio professor da FGV e especialista em políticas públicas e educação.

"Engenharia tem tido uma ação mais direta de crescimento", completa.

De fato, os dados do Censo mostram que o número de ingressantes em engenharia de produção e de construção aumentou quatro vezes em dez anos, passando de 84,7 mil em 2002 para 324 mil ingressantes em 2012.

"Mas mesmo que a gente tivesse uma 'super' política pública voltada ao aumento de quantidade de médicos com a criação de novos cursos, ainda assim demoraríamos alguns anos para ter resultados. A formação de médicos leva muito tempo."

Abrucio lembrou ainda que o crescimento de vagas no ensino superior não pode ficar totalmente dependente do ensino superior público "porque isso é completamente insustentável".

O Censo mostra que quantidade de concluintes de cursos superiores do setor privado tem crescido mais do que no setor público.

O número de concluintes de universidades privadas aumentou três vezes de 2002 a 2012. Já nas federais, apesar da expansão, o crescimento de concluintes aumentou 56% no mesmo período.

"O crescimento está no setor privado. Resta saber como conduzir isso", afirma.

Eneva compra OGX Maranhão por 200 milhões

OGX Maranhão prospecta gás natural no nordeste (Divulgação/ MPX)

De acordo com a Agência Estado, bancos credores fecharam um acordo com a OGX Petróleo (OGXP3) e a Eneva (ENEV3) para vender 66,7% da OGX Maranhão detida pela petrolífera para a empresa de energia fundada por Eike Batista, e hoje controlada pelo grupo alemão E.On. Por esse acordo, a OGX vai receber R$ 200 milhões e deve usar os recursos no campo Tubarão Martelo.

Nesta quarta, a petrolífera de Eike Batista pediu recuperação judicial na Justiça do Rio de Janeiro 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro. Caso os recursos não venham em até 90 dias, a empresa já pode estar sob a administração judicial.

A Eneva era dona de 33,3% da OGX Maranhão e passa a ser a única dona da empresa - que prospecta gás no nordeste e encontrou novas reservas na segunda-feira. Com este acordo, a ex-MPX assume todo o passivo com os bancos Itaú BBA, Morgan Stanley e Santander.

Diarista é presa por aplicar golpe em idosos


Foi presa uma mulher suspeita de aplicar golpes em idosos. Segundo a polícia, Maria da Conceição Correa Carvalho, conhecida como "Concita", de 47 anos, foi detida em cumprimento a um mandado de prisão expedido em fevereiro de 2012.

"Concita" foi autuada pelos crimes de falsidade ideológica, estelionato, falsificação de documentos públicos e formação de quadrilha. Ela foi localizada no momento em que transitava pela Avenida São Marçal, no bairro João Paulo. Após receber voz de prisão, ela foi conduzida à Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), onde foram realizados os procedimentos policiais.

Segundo o delegado Rodson Teixeira de Almeida, titular da DRF, "Concita" se passava por funcionária do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e oferecia serviços para facilitar a aquisição do benefício de aposentadoria das vítimas. A polícia descobriu ainda que para comprovar que era funcionária do INSS ela apresentava fichas falsas do órgão e solicitava das vítimas cópia da Carteira de Identidade (RG) e CPF.

Durante a aplicação do golpe a estelionatária cobrava uma taxa dos idosos para realizar o “serviço”. As investigações apontaram, ainda, que estariam envolvidas no esquema outras três pessoas. A polícia ainda realiza buscas a fim de localizar os suspeitos.

O delegado Rodson informou que cinco vítimas já foram identificadas. Ele alerta também que outras pessoas que acreditam ter caído no golpe procurem a DRF, localizada na Rua da Alegria, nº 125, Centro.

Além do estelionato, o delegado também informou que "Concita" trabalhava como diarista e furtava os objetos das residências em que trabalhava. Ela vai ser encaminhada ao Centro de Triagem em Pedrinhas.

Com informações da SSP MA.

Faculdade do Maranhão apresenta o pior desempenho do país no Exame da OAB

No estado do Maranhão houve 2367 inscrições, de alunos e ex-alunos de 19 instituições de ensino superior. Na 1ª fase da prova, compareceram 2294 pessoas. Deste total, apenas 458 foram aprovados no Exame. Isso representa um índice de 19,96% de aprovação.

A faculdade com o pior desempenho foi o Instituto de Ensino Superior do Maranhão (IESMA), em São Luis. Dos 32 alunos inscritos, só 1 foi aprovado, ou seja, 3,13% o desempenho da instituição. Um dos índices mais baixo do Brasil.

Os polos da UEMA de Bacabal e São Luís obtiveram 100% de aprovação. Em Bacabal, o único aluno que realizou a 1ª fase conseguiu ser aprovado no Exame. No Campus de São Luís, 2 alunos realizaram a 1ª fase e conseguiram passar na 2ª.

Com texto do blog de Luís Cardoso.

Polícia identifica detalhes de presos na Operação Mercenários

A Polícia Civil divulgou os nomes dos envolvidos na "Operação Mercenários", que foram presos ontem (30). O comerciante foi identificado por Francisco Ferreira, conhecido como "Chico Papada", que trabalha com vendas de veículo no setor Mercadinho, e dois policiais militares, Luís Cláudio Azevedo, de Açailândia, e o sargento Carlos Henrique Azevedo Sales, de Imperatriz. Três policiais militares do Estado do Pará e outro empresário, que trabalha em Imperatriz, Arnold Pereira da Silva, estão foragidos.

"A gente acredita que eles tiveram informações privilegiadas, o que acabou desviando a nossa ação. Pedimos apoio da polícia do Pará e curiosamente eles estavam na escala de serviço, de plantão, mas não compareceram no local. Acredito que chegou uma informação antes de cumprirmos o nosso mandado, mas as investigações vão continuar e vamos pedir a prisão preventiva de todos".

De acordo com informações do delegado regional de Imperatriz, Assis Ramos, que comanda a operação, eles vão responder por formação de quadrilha e agiotagem, os empresários são suspeitos de “gerenciar” mais de 10 homicídios no Maranhão e no Pará e os policiais são suspeitos de serem os executores.

Com eles a polícia aprendeu uma pistola, um revólver calibre 38 e um carregador, além de joias e celulares.

A operação já dura há três anos, com o principal objetivo de investigar os homicídios da cidade, crimes de encomenda. Segundo o delegado, a operação foi realizada para diminuir o índice de criminalidade e fazer com que as pessoas não associem Imperatriz a uma cidade de crimes de pistolagem.

Caso Fernanda Lages: delegado geral diz que resultado final pode sair em novembro

As diligências requeridas pelo Ministério Público estão sendo cumpridas, diz James GuerraTerminadas as entrevistas e todos os procedimentos para traçar o perfil psicológico de Fernanda Lages, o delegado geral do Piauí James Guerra afirmou à imprensa de Teresina que o resultado final talvez seja apresentado pelos peritos ainda em novembro de 2013.

Segundo ele, todas as diligências requeridas pelo Ministério Público estão sendo cumpridas pela Polícia Civil. Ele assegura ainda que os delegados que estão à frente do caso pretendem colaborar com veemência para a obtenção dos resultados.

Os peritos vieram com o apoio da Polícia Civil do Piauí. No Estado, passaram uma semana na tentativa de obtenção do maior número de informações possíveis, além da ouvirem leitura integral do inquérito pelas policias Civil e Federal.

Os resultados, ao serem entregues à Polícia Civil, o delegado assegura que serão encaminhados ao Ministério Público para que possam oferecer denúncias.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Bolsa Família e eleição


Até quando o Bolsa Família será vital nas eleições presidenciais no Brasil? Se depender do PT, para sempre. O partido deu grande ênfase ao tema em sua propaganda na TV na semana passada.

Hoje, haverá uma grande festa com a presença da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Vão celebrar os dez anos do Bolsa Família, que atende a dezenas de milhões de brasileiros. Ministros farão palestras sobre o impacto do programa em suas áreas. A ideia é dar uma conotação épica ao evento.

Em 2014, tudo indica que Dilma não poderá contar com uma economia pujante. Sua reeleição terá de ser conquistada com base nos resultados de programas assistencialistas oficiais. É fundamental reforçar no eleitorado a percepção de que o Bolsa Família é essencial para o desenvolvimento do país.

Quando conquistou sua reeleição, Lula teve o melhor dos mundos. O Bolsa Família começava a ter resultados visíveis, com a ascensão social dos mais pobres. Além disso, a economia do Brasil estava aquecida.

Agora, os efeitos do Bolsa Família já estão incorporados ao dia a dia da população carente. E o crescimento da economia tem sido anêmico, para dizer o mínimo.

A atual presidente só tem uma vantagem comparativa em relação a seu padrinho político. Em outubro de 2005, um ano antes de sua reeleição e ainda abalado pelo mensalão, Lula era aprovado por apenas 28% dos eleitores. Dilma tem hoje 38%, dez pontos a mais.

Ou seja, a presidente começa a campanha pela reeleição a partir de um patamar mais elevado do que seu antecessor. O solavanco que tem pela frente é o baixo crescimento da economia.

É por essa razão que os dez anos do Bolsa Família serão tão festejados hoje. Interessa a Dilma e ao PT manter o programa bem vivo na mente dos eleitores mais pobres.

Texto de Fernando Rodrigues, da Folha de S. Paulo.

Deficiente mental é espancado até morrer em Rosário

Um homem identificado como Kerlysson Mendes Viana foi linchado no município de Rosário.

Segundo informações, a vítima, que era morador de rua e sofria de problemas mentais, teria invadido uma casa. Moradores agrediram Kerlysson com socos, chutes e golpes de faca. 

Ele não resistiu aos ferimentos e morreu.

Polícia prende "Cargueiro" depois de cometer assaltos e sequestro

Segundo informações da Rádio Mirante AM, foi preso em São Luís, Danrley Pereira Boais, de 18 anos, conhecido, também, como "Cargueiro", que é suspeito de ter participado de três assaltos nos últimos dias, na capital maranhense.

De acordo com informações, Danrley, com mais outras três pessoas, sendo dois destes menores, teriam praticado um assalto em uma residência no bairro da Cohama, na tarde do último sábado (26), utilizando um Gol de cor branca para a fuga. No domingo (27), o mesmo veiculo foi utilizado no sequestro de um empresário, às 13h30. O grupo levou o empresário para um motel, onde se dividiram, ficando um grupo responsável para utilizar os cartões da vítima com saques e compras. Ao voltarem, o empresário foi libertado nas proximidades do Val Paraíso, na Maioba.

Ontem (29), o grupo realizou outro assalto, mas a polícia conseguiu localizar Danrley e prende-lo. As vítimas destes últimos assaltos foram acionadas e, na delegacia, reconheceram Danrley como um dos participantes do assalto. Entretanto, o suspeito nega as ocorrências.

Ainda, de acordo com informações, Danrley Pereira Boais é suspeito, também, de ter assassinado, em agosto deste ano, Natanael Santos Barros, no bairro da Divinéia. A polícia informou, ainda, que encontrou fotos no celular do suposto criminoso de bandeiras de uma facção criminosa que atua na capital maranhense. A polícia suspeita que ele seja integrante desta facção.

Danrley Pereira Boais foi preso com um mandado de prisão expedido pela Justiça. O Gol de cor branca e os outros três participantes dos assaltos, ainda, não foram localizados.

Com informações da Mirante AM.

Juiz condena a 21 anos assassinos de dono de restaurante


O juiz Francisco Ronaldo Maciel, da 1ª Vara Criminal de São Luís, em sentença proferida na sexta-feira (25), condenou os réus Jackieudson Silva Vale e Alberto Salassier de Carvalho Neto à pena de 21 anos e três meses de reclusão pelo assassinato do empresário Raimundo Tadeu Maciel Serra, ocorrido em dezembro de 2007.

A vítima era proprietária do restaurante Kibe e Cia, localizado na Ponta do Farol, próximo à entrada da Avenida Litorânea. Ele foi assassinado com um tiro de revólver dentro do estabelecimento, durante tentativa de assalto, na madrugada do dia 30 de dezembro de 2007.

O juiz Ronaldo Maciel acolheu a denúncia do Ministério Público, reconhecendo que Jackieudson Silva Vale teria sido o executor do crime e que o acusado Alberto Salassier de Carvalho Neto teria sido o mentor, além de ter fornecido a arma de fogo e dado fuga ao criminoso.

Na sentença, o magistrado argumentou haver provas robustas da autoria e da coautoria, de forma que não acolheu a tese de absolvição formulada pelo acusado Alberto Salasier de Carvalho Neto. Ressaltou ainda haver prova testemunhal de que o veículo que deu fuga ao acusado seria um pálio escuro, o qual, segundo testemunhas, foi visto na porta da casa do acusado Alberto Salasier.

“Todos os indícios de participação do acusado, ventilados durante a instrução, foram transformados em prova quando da instrução criminal, de forma que não tenho a menor dúvida da participação deste denunciado como coautor do delito”, afirmou Ronaldo Maciel.

Alberto Salassier de Carvalho Neto e Jackieudson Silva Vale à pena de 21 anos e três meses de reclusão pelo assassinato do empresário Raimundo Tadeu Maciel Serra, ocorrido em dezembro de 2007.

A vítima era proprietária do restaurante Kibe e Cia, localizado na Ponta do Farol, próximo à entrada da Avenida Litorânea. Ele foi assassinado com um tiro de revólver dentro do estabelecimento, durante tentativa de assalto, na madrugada do dia 30 de dezembro de 2007.

O juiz Ronaldo Maciel acolheu a denúncia do Ministério Público, reconhecendo que Jackieudson Silva Vale teria sido o executor do crime e que o acusado Alberto Salassier de Carvalho Neto teria sido o mentor, além de ter fornecido a arma de fogo e dado fuga ao criminoso.

Na sentença, o magistrado argumentou haver provas robustas da autoria e da coautoria, de forma que não acolheu a tese de absolvição formulada pelo acusado Alberto Salasier de Carvalho Neto. Ressaltou ainda haver prova testemunhal de que o veículo que deu fuga ao acusado seria um pálio escuro, o qual, segundo testemunhas, foi visto na porta da casa do acusado Alberto Salasier.

“Todos os indícios de participação do acusado, ventilados durante a instrução, foram transformados em prova quando da instrução criminal, de forma que não tenho a menor dúvida da participação deste denunciado como coautor do delito”, afirmou Ronaldo Maciel.

Ladrões de carros são capturados pela polícia na Estrada da Maioba

Bando seria liderado pelo filho do delegado Luís Moura, que está foragido, segundo a PM

*com texto de O Estado



Duas equipes de policiais do Albatroz do 8º Batalhão da Polícia Militar conseguiram interceptar e prender, ontem, três homens suspeitos de integrar uma das mais conhecidas quadrilhas especializadas em roubo de veículos no Maranhão. Segundo a PM, o bando é liderado pelo filho do delegado Luís Moura, Lewdivan de Moura Silva, de 36 anos, que está foragido.

“Recebemos a informação, via rádio, de que três homens estariam em fuga na Estrada da Maioba (MA-202), em um veículo Fiat Siena bege (NXQ-1698), rumo à Forquilha. Quando passamos próximo à garagem da empresa 1001, avistamos o referido automóvel e prendemos seus ocupantes”, disse um dos militares que participaram da operação.

Estavam no automóvel Odivan Costa Couderc, o Ivan, de 22 anos, que é morador da Rua Ivar Saldanha, no Olho d’Água, e já trabalhou de motorista em uma emissora de TV, em São Luís; Anderson Carlos Mota, de 29 anos, residente no bairro Lira, e Fábio Santos Costa Morais, de 25 anos, morador do bairro Areinha. Com eles, a PM apreendeu dois revólveres calibre 38.

Ainda de acordo com a guarnição do Albatroz do 8º BPM, o trio havia roubado o veículo no início da manhã na Rua Eurico Ribeiro, no bairro Vila Palmeira. “Com o carro, eles assaltaram um comerciante no bairro Pirâmide, no município de Paço do Lumiar, e certamente pretendiam assaltar outros estabelecimentos comerciais na capital”, acrescentou o militar.

Os três suspeitos foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), aonde Ivan já tinha em seu desfavor um mandado de prisão preventiva em aberto, também por roubo de carros. Além das armas, a PM recolheu com o trio 11 munições intactas, sete aparelhos celulares e 10 maços de cigarros.

Desbravando a mata do Angelim

Não estamos tratando de uma nova exploração ecológica, nem de uma atitude de preservação. Pelo contrário. Se trata da possível criação de mais uma unidade do maior problema de organização urbana de São Luís: invasão

Terrenos com vegetação nativa parecem sempre não ter dono na visão do invasor. 

No bairro Angelim Velho, nas proximidades do condomínio Pedra Caída, algumas dezenas de pessoas  - portando facões de roçado - começaram uma "limpeza" em um terreno de vegetação nativa, demarcando pontos com linhas e pedaços de pau, preparando uma ocupação irregular.

Linha de "demarcação" colocada por invasores

A Polícia Ambiental se fez presente na segunda (28), advertindo os invasores e informando a existência da reserva ambiental permanente. O terreno, segundo informações de moradores, é propriedade de um senhor identificado como "Zeca Belo".

Motoqueiro com facão na mochila
entrando no caminho da mata do Angelim
Em entrevista à Rádio Mirante AM, os próprios policiais que atenderam à ocorrência admitiam que uma nova tentativa seria provável. Aconteceu. Novamente, no outro dia, os invasores continuaram o desmatamento. Inclusive, com auxílio de motoristas e motoqueiros.

Não foi a primeira tentativa. Nas anteriores, a Polícia Militar impediu, quando ocorria a mesma situação. 

Quando se vê uma invasão do tipo, imaginamos pessoas carentes, que sentem oprimidas pela não distribuição de renda, ou lutando pela reforma agrária. A imagem do MST. Pode até ser. Mas quem daria o apoio logístico dos carros, motos e facões? Dúvidas.

A certeza é que deve haver o respeito por dois direitos fundamentais: o de propriedade privada, e o de preservação da natureza.

Sampaio tem pedido de suspensão de punição indeferido

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) indefiriu ontem (29), o pedido de efeito suspensivo do Sampaio que tentava suspender a punição da perda de mando de campo no campeonato Brasileiro Série C.

De imediato, o departamento jurídico do Sampaio entrou com um pedido de reconsideração da nova decisão e aguarda posicionamento do STJD até a próxima sexta-feira (1º). A punição da perda de mando de campo, portanto está mantida.

O recurso voluntário do Sampaio só vai ser julgado no dia 7 de novembro e a partida está marcada para o dia 9. Na hipótese de sucesso do Sampaio no STJD, no dia 7 como ficaria a situação da partida marcada para o dia 9? Ela seria realmente confirmada para São Luís ou não haveria mais tempo hábil para uma mudança?

O certo é que, com o indeferimento de hoje, nos próximos dias, o Sampaio deverá indicar à CBF por meio da Federação Maranhense de Futebol (FMF), o local onde pretende enfrentar o Vila Nova-GO.

Com informações do blog do Zeca Soares.

MEC divulga gabarito oficial do Enem; confira!

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A edição de 2013 do exame, aplicada no último fim de semana em todo o País, registrou mais de 2 milhões de faltosos, um recorde desde a criação da avaliação há 15 anos.

Conforme balanço parcial divulgado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a taxa de abstenção ficou em torno de 29%, o que, segundo ele, "está mais ou menos dentro do padrão". No ano passado, o percentual ficou em 27,9%; em 2011, em 26,4%; em 2010, em 28,8%; e em 2009, em 37,7%.

Segundo os dados do MEC, 5 milhões de candidatos efetivamente participaram da edição deste ano do Enem, um crescimento de 20% em relação ao ano passado. Estavam inscritos mais de 7,1 milhões de candidatos para o exame deste ano, número recorde e que foi comemorado por Mercadante como "o segundo maior exame do planeta".

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Para se pensar!

O que você acha? Muita coisa faz sentido na alta tributação
dos produtos de consumo básico dos brasileiros. Mas o que justifica essa diferença entre países em condições parecidas economicamente?

Empresa controlada por alemães comprará OGX Maranhão em caso de calote

A Eneva, ex-MPX Energia, controlada pela alemã E-ON e por Eike Batista, assinou contrato com os bancos credores da OGX Maranhão (OGX-M), de modo que Itaú BBA, Morgan Stanley e Santander terão o direito de vender as ações OGX-M para a Eneva em caso de inadimplência da OGX Holding.

O acordo prevê a venda de 66,7% das ações emitidas pela OGX-M por R$ 200 milhões.

Essa opção de venda (put) poderá ser exercida a partir do dia 19 de fevereiro de 2014, segundo fato relevante divulgado pela empresa.

Em ata de reunião do conselho da Eneva, a empresa informou que o direito de put dos credores ocorrerá mediante a assinatura de alguns instrumentos de financiamento.

Entre eles, a celebração de um contrato de refinanciamento com uma ou mais instituições financeiras, a serem determinadas pela diretoria da Eneva, no valor aproximado de R$ 600 milhões, além de um termo de compromisso vinculante com "uma ou mais instituições financeiras a serem determinadas pela empresa" para a contratação de um financiamento para o pagamento do preço de aquisição da opção de venda e também "celebração de acordos finais para o financiamento do preço de aquisição da opção de venda".

A participação da Eneva na OGX Maranhão é atualmente de 33,3%, enquanto os outros 66,7% são da OGX. A E.ON tem 37,9% da Eneva, enquanto Eike tem 23,9% da companhia.

A Eneva informou que esse acordo está condicionado à aprovação da transação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e Agência Nacional de Petróleo (ANP), além da disponibilidade das linhas de crédito detalhadas na ata.

Leia também:

Empresários maranhenses denunciam calote de empresa de Eike Batista

Radialista é assassinado e o corpo encontrado em uma praia em Cajapió

O corpo do radialista Gilvan Pires foi encontrado na manhã desta terça-feira (29), nas proximidades de na praia de Itapéua, no município de Cajapió. O corpo apresentava várias perfurações de faca e a arma do crime estava cravada em seu peito.

A polícia trabalha com a hipótese de latrocínio [roubo seguido de morte], tendo em vista a moto da vítima ter sido roubada. Há indícios que o crime tenha sido cometido por um adolescente, que até o momento, não foi localizado. Testemunhas disseram ter visto Gilvan em companhia do jovem, na noite de ontem (28).

Gilva Pires apresentava, aos sábados, o programa "Quem Sabe, Sábado", na Rádio Planície FM, no município de São Vicente de Férrer, onde será enterrado. Também era funcionário público, casado e deixa dois filhos. A morte do radialista causou comoção na cidade

Com texto de Pedro Sobrinho, do Imirante.com

Homem é assassinado próximo a motel em Barra do Corda

O piauiense Adauto Machado, de aproximadamente 40 anos de idade, foi morto após uma discussão nas proximidades do Motel Cuscuz, no Bairro Altamira, na cidade de Barra do Corda, no Maranhão.

De acordo com informações da polícia daquela cidade, a vítima foi assassinada por dois elementos em uma moto. Ele morreu ainda no local do crime, com várias perfurações pelo corpo. Ao lado do corpo dele, foram encontradas duas facas.

Informações colhidas no local dão conta que ele teve uma discussão, momentos antes do crime.

Adauto era natural de Esperantina, 179 Km ao Norte de Teresina. Ele nasceu na localidade Vieira, próximo ao Boi Velho e estava morando na cidade de Barra do Corda (MA).

A vitima deixou filhos e familiares em Esperantina, sendo sepultado na mesma cidade onde atualmente os pais estavam morando.

Com informações do do Portal Noticias de Barra do Corda.

162 médicos estrangeiros chegam hoje e amanhã em São Luís

São Luís recebe esta semana (29 e 30.10), os 162 médicos estrangeiros que participam da segunda etapa do programa Mais Médicos. Esses médicos atuarão a partir do dia 4 de novembro, em Unidades Básicas de Saúde de 70 municípios maranhenses.

Como parte de um esforço conjunto do Governo Federal pelo programa Mais Médicos, os profissionais serão recebidos pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, no aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís.

O primeiro voo da Força Aérea Brasileira trazendo os médicos chega a São Luís às 14h30min (HORÁRIO DE BRASÍLIA) desta terça-feira (29), com 81 profissionais estrangeiros. Na quarta-feira (30) mais 81 médicos desembarcam na capital maranhense às 18h20min.

No Maranhão, 63 médicos já estão atuando, sendo 25 brasileiros e 38 estrangeiros. De acordo com o Ministério da Saúde, o impacto de atendimento na população é de 217.350 pessoas.

Quando os novos profissionais chegarem aos municípios maranhenses, o número de médicos atuando no estado será de 225 profissionais, sendo 25 brasileiros e 200 intercambistas.

As informações são das assessorias de comunicação do Ministério da Saúde e do Ministério do Turismo.

CBF confirma 1º jogo entre Sampaio e Vila Nova para sábado no estádio Serra Dourada

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu na tarde de ontem (28) data e horário do duelo entre Vila Nova e Sampaio Corrêa, válido pela partida de ida das semifinais do Campeonato Brasileiro da Série C. Ambos entram em campo garantidos na Série B de 2014.


O primeiro duelo será já no próximo sábado, às 19h (de Brasília), no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. A volta ainda não foi definida, já que o time maranhense foi punido pelo STJD, por arremesso de garrafas no gramado do Estádio Castelão, durante a primeira fase, e ainda não sabe onde mandará o jogo. A única certeza é que a data será no dia 9 de novembro, um sábado.

O Vila eliminou no final de semana o Treze, com vitória sobre o Treze, por 2 a 0. O Tigre reverteu a vantagem do rival, que havia vencido a ida por 1 a 0, na Paraíba. Já o Sampaio Corrêa, passou pelo Macaé e também carimbou seu passaporte. Havia vencido a ida por 5 a 3, e depois empatou por 1 a 1 no Rio de Janeiro.

Na outra semifinal, apenas o Luverdense está confirmado. Isso porque Santa Cruz e Betim definirão o último acesso no próximo domingo, às 17h, no Mundão do Arruda, em Recife.

Celinho é demitido do Moto Club

Celinho Valentim, técnico do Imperatriz (Foto: Diego Chaves/O Estado)O técnico Celinho Valentim foi demitido do Moto na noite desta segunda-feira. O treinador foi comunicado da decisão após a derrota por 2 a 0 para o Cordino, que resultou na eliminação do rubro-negro do primeiro turno da Copa Cidade. A diretoria rubro-negra vai iniciar as buscas por um novo treinador para comandar o início do segundo turno do torneio.

Através de uma rede social, Celinho Valentim agradeceu à oportunidade no rubro-negro, o qual comandou desde a Série B Maranhense. Com o treinador, o Moto foi campeão da divisão de acesso e em 13 jogos disputados, conquistou nove vitórias, dois empates e perdeu duas vezes.

- Acabo de ser demitido. Queria agradecer a todos da diretoria, presidente Roberto Fernandes, diretor de futebol Waldemir Rosa, o Dadá, supervisor Pintinho e toda torcida. Enquanto estive lá me dediquei ao máximo. Errei sim, mas também acertei. Foram 13 jogos, nove vitórias, dois empates e duas derrotas. Portanto aproveitamento de quase 80%. Obrigado mesmo - escreveu Celinho.

O presidente Roberto Fernandes alegou que era necessário uma reformulação na equipe, após a eliminação no primeiro turno da Copa Cidade.

- Decidimos que era necessário dar uma reformulada no time e agora vamos ver com os jogadores quem quer ficar para dar continuidade ao projeto. Quem quiser apostar no projeto fica.

Inicialmente apenas Celinho deixa o Moto, os demais integrantes da comissão técnica ainda irão se reunir com a diretoria para defirnir suas situações. Há a possibilidade de jogadores também deixarem o time.

- A gente sabe que tem dificuldades. Já saímos de situações piores e quem quiser acreditar vai ficar. Eu só tenho a agradecer a todos pelo que fizeram pelo time até agora - disse Roberto.

Com texto de Bruno Alves, do Globo Esporte MA.

Funcionários da TV Brasil ameaçam entrar em greve


Funcionários da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), mantenedora da TV Brasil, ameaçam entrar em greve a qualquer momento. Em assembleia na última quinta-feira, em Brasília, os servidores da TV estatal federal declararam "estado de greve" _fase de mobilização que aponta para uma provável paralisação, caso não haja avanço em negociações.

Os trabalhadores reivindicam dez itens prioritários. Entre as principais, reajuste salarial de 5,86% (o equivalente ao IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) mais  R$ 400 de aumento linear para todos os funcionários. Pedem também 12% de reajuste no auxílio-alimentação, criação do auxílio- educação para funcionários que têm filhos de até 17 anos e adicional no salário para quem tem graduação e pós-graduação, entre outros.

Como resposta, a EBC propôs aos funcionários repor o IPCA (5,86%) nos salários e vale alimentação e de aumento 11,81% no auxílio-creche. Oficialmente, a TV Brasil não comenta o assunto.

Na terça-feira (29), será realizada uma nova rodada de negociação com representantes dos dois lados, em Brasília. Trabalhadores exigem a presença do presidente da EBC, Nelson Breve.

A EBC tem 2 mil funcionários no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e São Luís. A empresa é subordinada diretamente à Presidência da República.

Com texto de Gilvan Marques, do portal Notícias da TV.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Maranhão tem frota de motos superior a de automóveis

Das 27 unidades federativas do Brasil, 10 têm frota de motocicletas maior que a de automóveis. O grupo de Estados onde veículos de duas rodas superam os de quatro ganhou este ano a adesão da Paraíba, que, até julho, contabilizava 403,6 mil motos ante 394,4 mil carros. No ano passado, os dois tipos de veículos estavam empatados na preferência dos consumidores. Em 2003, as motos representavam 32% da frota local.

As motos também superam a frota de automóveis nos Estados do Acre, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins (na Região Norte), Ceará, Maranhão e Piauí (no Nordeste) e Mato Grosso (no Centro-Oeste), segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), com base em registros de licenciamentos do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Para a Honda, que sozinha detém 80% das vendas de motos no País, as Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste passaram a responder, neste ano, por metade dos negócios da marca. "No Sul e no Sudeste já há uma certa saturação do mercado", diz Alexandre Cury, gerente-geral comercial da Moto Honda.

A maior participação de motos é no Maranhão, onde 67% da frota (677,6 mil unidades) é desse tipo de veículo. Em segundo lugar está o Piauí, com 65% (462,7 mil). São Paulo tem a maior frota em números absolutos - 4,6 milhões de motos, mas equivalente a 23% quando confrontada ao número de automóveis.

Os números do Denatran foram atualizados em julho, mas a frota divulgada pelo órgão não leva em conta a "taxa de mortalidade" (veículos que deixam de circular por vários motivos, como acidentes com perda total).

Atualmente, Norte, Nordeste e Centro-Oeste abrigam 23% da frota nacional de motocicletas e têm mais espaço para crescer, especialmente no interior. Sul e Sudeste têm situação semelhante à que ocorre com os automóveis, de substituição de frota, diz o diretor da consultoria ADK, Paulo Roberto Garbossa.

Norte e Nordeste, contudo, não estão imunes à retração das vendas verificada desde o ano passado no segmento de duas rodas, embora a queda verificada seja inferior à de outras regiões e à do próprio mercado.

Em relação a 2011, o melhor ano para o setor, as vendas totais caíram 15,6% em 2012. No Sul e no Sudeste, as quedas foram de 18,5% e 19,7%. No Norte e Nordeste, de 3,4% e 13%. O Centro-Oeste também teve redução expressiva, de 19,3%.

Segundo projeções da Abraciclo, as vendas totais neste ano vão cair novamente - cerca de 6,5% -, para 1,53 milhão de unidades, o mais baixo volume desde 2006. Até setembro, a queda acumulada está em 9%.

Jegue. Em duas décadas, os negócios com motos saltaram de 67,9 mil unidades para o recorde de 1,94 milhão em 2011. O surpreendente desempenho foi creditado, em grande parte, à substituição dos jegues no Nordeste, dos cavalos nas fazendas, das bicicletas nas cidades e à popularização dos motoboys - tudo facilitado pelo crédito farto.

Em 2012, o financiamento passou a ser mais restrito em razão da alta inadimplência e causou um freio no crescimento. O segmento mais prejudicado é o de motos de até 150 cc, cujas vendas de janeiro a setembro deste ano caíram 10% ante igual período de 2012. Essa faixa corresponde a 86% dos negócios.

"Desde 2012 prevaleceu no mercado uma alta seletividade na oferta de crédito, com aprovação de apenas 20% das fichas", informa o diretor executivo da Abraciclo, José Eduardo Gonçalves. A partir da metade do ano, também ocorreu uma retração da demanda em razão de questões macroeconômicas, como alta da inflação e receio de perder o emprego.

No Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a modalidade de compra mais procurada é o consórcio, em parte por causa da informalidade dos trabalhadores, que não têm como comprovar renda - exigência dos bancos para a aprovação de crédito. Motos intermediárias, de até 450 cc (10% das vendas), registraram queda de 3,5% este ano, enquanto as de luxo, acima de 500 cc, aumentaram em 2,4% as vendas.

A categoria premium tem menos de 4% das vendas, mas está em alta no Brasil, o que tem atraído marcas como BMW, Ducati e MV Agusta. Elas usam estruturas das fabricantes de modelos mais populares já instaladas em Manaus (AM), como a Dafra, para montar seus produtos com peças importadas.

Acusado de matar policial é encontrado morto em Pedrinhas


A Superintendência de Polícia Civil do Interior confirmou no início da noite deste domingo (27), o assassinato do detento Peterson Robson de Araújo, conhecido como Mossoró. Ele foi preso na semana passada no estado do Rio Grande do Norte.

Mossoró liderava uma quadrilha responsável por assaltos e homicídios praticados em várias cidades do Maranhão. Durante um assalto na cidade de Vitorino Freire, Mossoró e comparsas mataram um PM de forma covarde, segundo testemunhas.

Ele foi morto a chuçadas na CDP de Pedrinhas. A motivação do crime dentro do presídio ainda não foi revelada oficialmente pela Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária. O nome do preso que matou Mossoró deve ser encaminhado para a delegacia de homicídios.

Torcida tricolor faz festa para receber jogadores do Sampaio


O Aeroporto Internacional de São Luís ficou pequeno ontem, quando a torcida do Sampaio Corrêa foi receber a delegação do time responsável por conquistar o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. A festa começou antes mesmo dos jogadores desembarcarem. A torcida chegou cedo à entrada do Aeroclube de São Luís (por motivo de segurança, o time subiu no carro de bombeiro na pista do aeroporto e saiu pela entrada do aeroclube) e espalhou balões, bandeiras e faixas pelo aeroporto para saudar o time.

A chegada dos jogadores foi comemorada como um título. Os torcedores não deram espaço e abordaram os atletas pedindo autógrafos, abraços e fotos. O goleiro Rodrigo Ramos e Eloir, autor do gol que classificou o Tubarão no último sábado, eram os favoritos dos fãs. "Fico muito feliz ao ver o carinho da torcida. Eles sempre ficaram do nosso lado e, quem sabe domingo, eles estarão lá para nos apoiar de novo", disse Eloir, comentando a classificação contra o Macaé.

Para comemorar ainda mais o acesso, a diretoria do clube realizou uma carreata do time pela cidade com direito a desfile em carro do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e término na Praça Maria Aragão.

À espera dos ídolos - A festa começou com a concentração de cerca de cinco mil torcedores no portão do Aeroclube de São Luís por onde sairia a delegação do Sampaio, que obstruiu o trânsito na BR-135. Às 11h30, a carreata teve início no Km 0 da BR e interrompeu o tráfego nos dois sentidos da via. De carros, motos, bicicletas e até a pé muitos torcedores seguiram com o time. No percurso, pessoas que estavam no trabalho ou no lazer aplaudiram e vibraram.

O cortejo saiu da BR-135 e passou pelas avenidas Guajajara, Jerônimo de Albuquerque, Daniel de La Touche, Litorânea, Holandeses, Ana Jansen, Castelo Branco até a Beira-Mar, quando a delegação desceu do carro de bombeiros na Praça Maria Aragão. "Falamos que o Sampaio continuaria no mesmo ritmo e mostramos isso. Fizemos uma bela partida, estamos lá dentro, em evidência. Sabemos que seria complicadíssimo, mas mais uma vez esse grupo está de parabéns", destacou o goleiro Rodrigo Ramos.

No local, a torcida teve a oportunidade de abraçar, tirar fotos e pedir mais autógrafos. Durante o percurso, muitos torcedores jogavam camisas e pediam que os jogadores assinassem com dedicatórias. "Torcer pelo Sampaio é bom demais. A gente festeja longe de casa e, quando chega, ainda pode comemorar assim, bem perto dos jogadores", declarou o torcedor Alcides Moreira.

Com texto de Márcio Henrique Sales.

Dívidas com traficantes causam duas mortes no fim de semana em São Luís

O fim de semana registrou sete mortes na Região Metropolitana de São Luís. Na tarde de ontem, foi encontrado o corpo de Leanderson Alves da Costa dentro de um bueiro em um matagal do Ipem Turu. Usuário de drogas, ele estava desaparecido desde a noite de sexta-feira, dia 25. Polícia e família acreditam que o crime foi motivado por causa de dívidas que ele tinha com traficantes. Esta também pode ter sido a causa do assassinato de um menor no Recanto Santos Dumont, que era usuário de drogas.

Leanderson Alves da Costa tinha 24 anos e morava no Ipem Turu. Ele era casado e deixou uma filha, que completa 2 anos em novembro. Há pelo menos um ano se tornou dependente químico. Segundo parentes da vítima, por causa do vício em crack, ele deixou o emprego e começou a ter muitas desavenças familiares. Era comum ele sair de casa sem avisar onde estava indo e voltar somente no dia seguinte. A última vez em que isso ocorreu foi na sexta-feira, 25, quando ele saiu de casa, por volta das 20h.

Preocupados com o seu desaparecimento, a família informou o caso à polícia no sábado à noite, 26. Na manhã de ontem, familiares e vizinhos fizeram buscas na região e encontraram as roupas e o calçado que Leanderson Alves da Costa usava quando saiu de casa na noite de sexta-feira. Ontem, por volta do meio-dia, a polícia foi informada, por meio de denúncia anônima, que ele havia sido assassinado e o corpo estava em um bueiro na Rua São Cosmo, no Ipem Turu.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi deslocada para o local para retirar o corpo do bueiro. Peritos do Instituto de Criminalística (Incrim) estiveram na área e constataram que ele foi atingido com seis tiros e depois jogado no bueiro, já sem vida. Pelo estado de decomposição em que o corpo estava, a perícia acredita que ele foi morto na noite de sexta-feira. De acordo com uma tia da vítima, ele tinha dívidas com traficantes da região, por isso a polícia acredita que o homicídio foi um acerto de contas.

Acerto de contas também pode ter sido a causa do assassinato do adolescente R.C., de 16 anos, morador da Rua Jerusalém, no Recanto Santos Dumont, na área da Cohab. O crime aconteceu por volta das 15h de ontem. O adolescente foi abordado na rua em que morava por dois homens a pé. Ele tentou fugir e se esconder em uma casa da vizinhança, mas foi atingido com três tiros antes que pudesse entrar na residência e morreu logo após os disparos. O menor era dependente químico há cerca de dois anos e vinha sofrendo ameaças por causa de dívidas feitas para poder comprar drogas.

Outras mortes - Outros quatro homicídios foram registrados no sábado. O primeiro deles foi o de Carlos Wanderson F. dos Santos, de 22 anos, vítima de arma de fogo no bairro Pindorama. O crime ocorreu às 7h. Também foram vítimas de arma de fogo Max Muller Pires Cardoso, de 25 anos, morto no Bom Jesus, e Claubemil de Almeida Diniz, 27 anos, assassinado em São José de Ribamar, no bairro Vieira. Jaime Bispo Mendes Araújo, 34 anos, foi vítima de arma branca, na Camboa.

Ainda no fim de semana, foi registrada a morte do motociclista Roberto Ferreira Lira, de 35 anos. Ele morreu na tarde de sábado, após bater em um poste, na Avenida Eduardo Magalhães, bairro Altos do Calhau, em São Luís. Segundo testemunhas, o condutor seguia no sentido Cohafuma e teria perdido o controle da moto após uma nuvem de poeira atrapalhar a visibilidade na pista. O rapaz morreu no local.

Com texto de Jock Dean, de O Estado do Maranhão.

MEC elimina 36 candidatos do Enem por foto em rede social


No segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2013, o Ministério da Educação desclassificou mais 12 candidatos que postaram imagens das provas e dos cadernos de respostas nas redes sociais. Ontem, 24 estudantes também foram eliminados pela prática.

O ministro Alozio Mercandante (Educação) informou que o número ainda pode crescer porque o sistema de monitoramento continua. "É atitude que só prejudica eles".

No ano passado, 65 candidatos foram eliminados por postarem fotos na rede social quando já estavam no local de prova.

Neste domingo, os alunos que responder a 90 questões objetivas (de múltipla escolha) sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias. O tema da redação foi: "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil".

Ontem, os estudantes responderam a 90 questões objetivas de ciências humanas e ciências da natureza.

A prova foi considerada multidisciplinar, como de costume, mas também explorou conteúdos com profundidade.

Ao todo, 7,1 milhões pessoas se inscreveram no Enem neste ano --um recorde desde o surgimento do exame, em 1998. Em relação ao ano passado, um aumento no número de inscritos de 23,87%.

A previsão é de que os gabaritos do exame sejam divulgados na próxima quarta-feira (30).

A prova é utilizada na seleção de todas as universidades federais, pré-requisito para o acesso a programas como Ciência sem Fronteiras, Prouni e Fies, e certifica conclusão do ensino médio.

sábado, 26 de outubro de 2013

Sampaio arranca empate e conquista acesso para a Série B 11 anos depois

Foi sofrido, mas o Sampaio Corrêa voltou à Série B do Campeonato Brasileiro após 11 anos. Na noite deste sábado, no Estádio Moacyrzão, o Tubarão empatou com o Macaé-RJ por 1 a 1 e, como havia vencido o primeiro jogo por 5 a 3 em São Luís, conseguiu colocar de volta o Maranhão em uma divisão superior do futebol nacional. Com o acesso assegurado, o Tricolor vai enfrentar o vencedor do confronto entre Vila Nova-GO e Treze-PB, que se enfrentam neste domingo. A equipe paraibana venceu a primeira partida por 1 a 0, em Campina Grande.

Com o resultado, o Sampaio aumentou ainda mais a invencibilidade na Série C. O Tricolor completou oito jogos sem perder.

O jogo começou com o time da casa pressionando, pois só uma vitória por dois ou mais gols de diferença dava a classificação. Durante toda a etapa inicial a equipe mandante teve maior posse de bola e chutou muito de fora da área. As principais oportunidades surgiram com William e Ziquinha.

No entanto, foi o Sampaio quem acabou prejudicado. Em uma jogada de Leandro Kível, ele foi claramente derrubado na grande área por Laerte e o árbitro não marcou pênalti para o time maranhense.

Antes de encerrar a etapa inicial, o Macaé quase marcou com Marcelo, que chutou forte de fora da área e o goleiro Rodrigo Ramos fez grande defesa com o pé esquerdo.

Na volta do intervalo, o time do Rio foi para o tudo ou nada e no começo deu certo. Após cruzamento de Daniel pela direita, William só completou de cabeça para o fundo das redes, aos 2 minutos.

Mesmo com o resultado de um gol de diferença, ainda favorável, o Sampaio não quis ficar atrás esperando. E na primeira chance, chegou à igualdade. Cleitinho puxou o ataque pela esquerda e tocou para Eloir finalizar de perna esquerda, aos 14 minutos.

Depois do gol de empate, o Sampaio procurou administrar e por pouco não conseguiu desempatar no desespero do adversário, que também chegou perto, mas Rodrigo Ramos salvou o Tubarão. Em seguida, foi só comemorar o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro. 

Com texto de Gil Porto.

Confiantes no acesso, jogadores do Sampaio ressaltam apoio da torcida

*por Afonso Diniz, do Globo Esporte MA

Sampaio x Macaé (Foto: Paulo de Tarso Jr./Imirante)

Em meio a um duelo decisivo contra o Macaé pelo Campeonato Brasileiro da Série C, os jogadores do Sampaio Corrêa tem se mostrado bastante confiantes. A equipe tricolor enfrenta nesta sábado o time carioca, em um confronto que vale não só uma vaga nas semifinais da competição como o acesso à Série B.

No grupo, o discurso é de muito compromisso com o torcedor tricolor que deu um show na partida de ida contra os cariocas. Na oportunidade, o Sampaio venceu por 5 a 3, para mais de 43 mil torcedores no Estádio Castelão, em São Luís-MA.

- Acho que o nosso torcedor está merecendo este acesso. Deram um verdadeiro show no jogo de volta e a gente conseguiu uma boa vitória. Apesar dos gols no final, acredito que temos uma boa vantagem e a gente está bastante confiante no acesso – disse Lendro Kível.

O lateral-direito Toti, autor de um dos gols da vitória na ida por 5 a 3, também fala dessa relação grupo e torcedor. Para ele, o time está muito unido para chegar ao acesso.

- Acho que este grupo quer muito esse acesso. Estamos muito fechados nisso. Sabemos desse apoio incondicional do torcedor e acreditamos que vamos conseguir o acesso – afirmou.

O Sampaio pode até perder por um gol de diferença que mesmo assim avança na Série C. Já o Macaé precisa vencer por dois gols de diferença desde que não sofra mais de dois gols.

A partida entre Macaé e Sampaio será realizada neste sábado. O confronto acontece no Moarcyzão, em Macaé-RJ, às 19h (horário de Brasília).

Sampaio Corrêa tem o 7º maior público no Brasil

*por Gil Porto, de O Imparcial


Hoje, o Sampaio entrará em campo para decidir uma vaga na Série B do Campeonato Brasileiro contra o Macaé-RJ. E pela torcida que tem, não existe dúvida de que é merecedor do acesso para a Segunda Divisão nacional. Com uma média de 18.202 torcedores, o Tricolor ocupa uma posição de destaque em todo o país. Entre todos os 101 clubes das quatro divisões que começaram a principal competição do Brasil, o time maranhense aparece na sétima posição no geral. Isso mesmo, o Tubarão só perde para cinco equipes da Série A (Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, São Paulo e Grêmio) e uma da Série C (Santa Cruz).

Dos oito times classificados para as quartas de final da Série C, somente Santa Cruz, Sampaio, Vila Nova-GO e Treze-PB aparecem na relação entre os 10 primeiros em média de pública na Terceirona. O Macaé, adversário do time maranhense, ocupa apenas a 15ª posição, com 835 torcedores em média no Estádio Moacyrzão.

Em comparação com o adversário de amanhã, o Sampaio tem um público quase 22 vezes maior até o momento na competição. Em nenhum jogo nesta Terceira Divisão, o Macaé levou mais de mil torcedores. Esse número deve ser quebrado nesse confronto decisivo, pois mais de 3 mil ingressos já foram vendidos até o início da tarde de ontem.

Mesmo com Sampaio e Santa Cruz entre as maiores torcidas do país, a média geral da Série C é ainda modesta de apenas 4.416 pagantes e total de 874.314. 

Treino em Rio das Ostras

Bem que o Sampaio tentou esconder o local de treinamento e concentração para o jogo de amanhã, mas não adiantou. Ontem, ficou confirmado que a equipe ficaria em Rio das Ostras, cidade 24 quilômetros de distância de Macaé, local da partida. À tarde, o time treinou no CT do Rio das Ostras FC e continua indefinido. O meia Eloir não treinou e deve fazer um teste neste sábado.

CONFRONTOS DAS QUARTAS E AS MÉDIAS DE PÚBLICO
Betim (191) x Santa Cruz (22.935)
Caxias (1.993) x Luverdense (1.077)
Sampaio (18.202) x Macaé (835)
Treze (3.886) x Vila Nova (9.764) 


MÉDIA DE PÚBLICO NO BRASILEIRO
SÉRIE A
1 Cruzeiro 26.182
2 Corinthians 25.305
3 Flamengo 23.451
4 São Paulo 23.389
5 Grêmio 20.495
6 Bahia 16.011
7 Coritiba 14.604
8 Fluminense 14.272
9 Vasco 13.195
10 Goiás 12.796

SÉRIE B
1 Palmeiras 14.387
2 Sport 13.843
3 Ceará 12.094
4 Joinville-SC 8.544
5 Paraná 6.342
6 Avaí-SC 5.953
7 Chapecoense-SC 5.949
8 Paysandu-PA 5.831
9 Figueirense-SC 4.590
10 ABC-RN 3.502

SÉRIE C
1 Santa Cruz-PE 22.935
2 Sampaio 18.202
3 Fortaleza 13.385
4 Vila Nova-GO 9.764
5 CRB-AL 6.333
6 Treze-PB 4.151
7 CRAC-GO 4.039
8 Guarani-SP 3.289
9 Caxias-RS 2.731
10 Brasiliense-DF 1.528

SÉRIE D
1 Salgueiro-PE 8.095
2 Central-PE 7.781
3 Botafogo-PB 6.217
4 Londrina-PR 4.441
5 Juventude-RS 3.136
6 Ypiranga-PE 2.863
7 Goianésia-GO 2.331
8 CSA-AL 2.118
9 Sergipe-SE 1.806
10 Mixto-MT 1.645

Sanfoneiro cego estuda para Enem com sonho de cursar música no RN

Sanfoneiro, José Ivanaldo da Silva é cego desde os três meses de vida  (Foto: Felipe Gibson/G1)

Superar a falta da visão faz parte do dia a dia de José Ivanaldo da Silva desde os três meses de vida. Hoje, com 38 anos, o Exame Nacional do Ensino Médio é encarado como mais um desafio. Mesmo sem ver, o sanfoneiro não poupa esforços para manter a rotina diária de estudar pelo menos seis horas. "Vou à luta", é o que ele diz reconhecendo a limitação para alcançar o objetivo de cursar música em uma universidade pública. Completamente cego, ele resume o que teve de enfrentar durante a vida inteira: "nunca vi nada".

Na prova do Enem, que acontece neste sábado (26) e domingo (27), Ivanaldo contará com a ajuda de um ledor para responder a avaliação oralmente. Já nos estudos em casa, o apoio vem do computador. "A tecnologia veio para ajudar", afirma o sanfoneiro. Ele assiste aulas online para complementar o ensino do cursinho. Para se preparar para o Enem, Ivanaldo também participa de um grupo de estudos formado por outros quatro deficientes visuais. As reuniões acontecem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) todas as semanas.

Nos estudos em casa, o apoio para os estudos vem do computador  (Foto: Felipe Gibson/G1)

Mesmo com as opções de estudo, o músico sabe das limitações. "Tem momentos que é difícil. Na sala de aula, por exemplo, perco muito conteúdo que é escrito no quadro e o professor não comenta. É como estar atrás de uma parede. Você acredita no que lhe dizem, mas não assimila", explica. Outra queixa de Ivanaldo é referente aos gráficos e formas geométricas, cuja deficiência o impede de ver.

Natural de Angicos, na região Central potiguar, Ivanaldo mora há sete anos em Natal, para onde se mudou pela oportunidade de participar de um curso de informática. Atualmente se vira sozinho em uma casa no bairro de Felipe Camarão, na zona Oeste da capital. Além dos estudos e dos afazeres domésticos, ele faz parte do projeto Esperança Viva, da própria UFRN, onde toca flauta doce.

Chegar ao curso de música, segundo ele, seria um sonho - ainda mais para quem entrou em uma sala de aula pela primeira vez aos 26 anos de idade. "Era uma aula normal, mas eu já estudava braille. Mesmo assim, era difícil passar as coisas para mim", conta. Além de sanfona e flauta doce, Ivanaldo também sabe tocar violão.

Com matéria - excelente - de Felipe Gibson, do G1 RN.

Candidato que tirar e postar fotos do Enem será eliminado, diz ministro

Mercadante e Luiz Claudio Costa deram as últimas orientações para o Enem 2013 (Foto: Juliana Braga/G1)O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, alertou nesta sexta-feira (25) que o governo vai monitorar as redes sociais para identificar e excluir os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que usarem o celular dentro das salas de prova para publicar na internet fotos e outras informações sobre o exame. "Não tentem postar imagem no início do exame, porque você vai ser identificado, acredite nisso", afirmou Mercadante. O Enem será neste sábado (26) e domingo (27) para mais de 7,1 milhões de candidatos inscritos.

O ministro lembrou que em 2012 o MEC expulsou 65 candidatos que postaram nas redes sociais fotos do cartão de respostas e da sala de provas, mesmo que em nenhuma delas havia fotos das questões da prova. "Nós temos um monitoramento bastante eficiente, muito detalhado e ano passado em questões de minutos identificávamos quando o candidato postava uma foto e ele era retirado da prova e tinha sua prova anulada. Vamos manter esse acompanhamento."
Segundo ele, se o candidato utilizou o celular depois que entrou no local de prova, "ele cometeu infração, está prevista no edital e a penalidade é perder o exame. Na hora que ele entrou ele desligar o celular, vai colocar no saco qualquer equipamento eletrônico", afirmou.

O governo nega, entretanto, que pratica a espionagem dos dados pessoais dos candidatos. "Nosso trabalho aqui não é tão eficiente quanto o do Obama, mas é bom. E é uma razão republicana, preservar o exame. Não estamos espionando a vida de ninguém. Nós só queremos que o exame seja feito nas mesmas condições por todos." Mercadante diz que o monitoramento das redes sociais identifica apenas as informações divulgadas publicamente pelos candidatos e "não viola os direitos de quem quer que seja".

Recomendações


O ministro da Educação recomendou aos estudantes que eles tenham tranquilidade para fazer as provas neste fim de semana, mas que "prestem atenção nas recomendações que o MEC e o Inep estão fazendo para as provas de amanhã e domingo". Veja a seguir os cuidados que o ministro recomendou as candidatos:
Horário: "É muito importante os estudantes chegarem com antecedência, com tranquilidade, para não ter nenhum imprevisto, para a gente não ver aquelas cenas que ocorrem todos os anos daqueles que nao foram precavidos e chegaram atrasados", afirmou Mercadante. Os portões serão fechados às 13h do horário de Brasília, e os candidatos que farão a prova em estados com fuso horário diferente devem ficar atentos ao horário local do Enem.

Documentos: "A outra coisa que é indispensável é o documento para fazer o exame", alertou. Segundo ele, todos os candidatos devem apresentar um "documento oficial com fotografia" para poder ter acesso à prova. Entre os documentos aceitos Mercadante citou o RG, a carteira de ordem ou de um conselho de classe, desde que tenha validade, o certificado de reservista, o passaporte, a carteira de trabalho, a identidade funcional ou a identidade de estrangeiros, expedida pelo Ministério de Relações Exteriores. Segundo o ministro, quem perdeu ou teve os documentos furtados pode apresentar um Boletim de Ocorrência expedido no máximo até 90 dias antes do Enem.

Caderno de provas: Mercadante lembrou que os candidatos só poderão sair da sala de provas com o caderno do exame quando faltarem 30 minutos para o prazo final da prova. Ele lembrou ainda que só será permitido sair da sala duas horas após o início da prova. "Ele vai ter que ficar duas horas no mínimo para fazer a prova, e se ele quiser levar a prova, o caderno de questões, para fazer uma análise depois do exame, esó poderá levar faltando 30 minutos para o fim do exame."

Prova de redação: Ao ser questionado sobre as mudanças do edital em relação à prova de redação, o ministro afirmou que os candidatos "já receberam o Guia da Redação", que tem, segundo ele, "exemplos das boas práticas". Neste ano, a principal mudança é a maior rigidez com todas as formas de deboche identificadas pelos corretores, que a partir deste ano renderá ao candidato a nota zero. "Nós seremos bem rigorosos com essas questões."

Atendimento especial: Segundo o ministro, o MEC deu atenção especial neste ano às candidatas que estão grávidas e correm o risco de dar à luz nos dias do exame. "Nós temos previsão de parto para esses dias. Temos cerca de 359 cidades, onde todos os municípios que têm grávidas e que nos avisaram, nós ligamos uma a uma." Um sistema de plantão de acolhimento foi criado para acompanhar essas candidatas. "Espero que [o trabalho de parto] seja depois do exame. Se eventualmente acontecer no horário da prova, tomamos essas providências."

Imprevistos: Mercadante reiterou que o Ministério da Educação tem acompanhado de perto as condições climáticas e outros incidentes que possam afetar os locais de prova no fim de semana, como o incêndio que atingiu 250 casas na Zona Leste de Maceió na quarta-feira (23) e as chuvas na Região Sul. "Em todos os incidentes que tivermos até agora as providências foram tomadas e os candidatos foram avisados", explicou ele. Caso no sábado ou no domingo algum local de prova ficar inviabilizado para receber os candidatos do Enem, Mercadante disse que todos os candidatos alocados ali serão avisados e que o MEC oferecerá o transporte dessas pessoas a outro local de provas.

Sobre as provas


O Enem é feito em dois dias de provas e tem no total 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No primeiro dia (26 de outubro), as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo (27 de outubro), os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, e também terão de fazer uma redação. Também nesse segundo dia é feita a prova de língua estrangeira, segundo a opção feita pelo participante no momento da inscrição.

Neste ano estão inscritos 7.173.574 candidatos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). O número de inscritos para a prova deste ano superou o recorde anterior, de 2012, que era de 5.971.290 pessoas.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem, até o dia 30 de outubro de 2013. A data do resultado individual ainda não foi divulgada.